Início Série6º ano Interpretação de texto: Bicho-preguiça – 6º ano

Interpretação de texto: Bicho-preguiça – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o bicho-preguiça. Ele pode viver até 40 anos e chega a dormir 14 horas por dia. Vamos saber mais sobre esse bicho? Então, leia com atenção o interessante texto “Quantas horas por dia dorme o bicho-preguiça?”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Você pode baixar este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                               DATA:

PROF:                                                                                    TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas:

Quantas horas por dia dorme o bicho-preguiça?

    Com ocorrência restrita ao continente americano, o bicho-preguiça pode viver até 40 anos e chega a dormir 14 horas por dia. Sua lentidão pode ser percebida em todos os seus movimentos, até o ato de alongar os membros é feito sem pressa alguma. As compridas garras são utilizadas unicamente para conseguir alimento e para auxiliar na locomoção pelas copas das árvores.

    Por possuir entre 8 e 9 vértebras cervicais, a preguiça pode girar a cabeça em um ângulo de até 270º sem mover o restante do corpo. Outra curiosidade, é que esses animais não ingerem água, eles se hidratam com a água absorvida dos alimentos e do orvalho da vegetação.

    O bicho-preguiça tem características peculiares, como a cor dos pelos, que varia entre cinza e marrom com manchas que também variam de tonalidade. Pode apresentar manchas escuras em volta dos olhos, tem unhas longas e um olhar piedoso.

    A principal arma contra a predação é a camuflagem. Devido a sua principal caraterística, a lentidão, a preguiça acaba sendo presa fácil para o seu maior predador: o homem.

     No Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, e Belém (PA), existem cerca de 30 preguiças-comuns (Bradypus variegatus) e dois exemplares de preguiça-real (Choloepus didactylu). As preguiças-reais são mantidas em cativeiro, enquanto as comuns ficam soltas no parque. É fácil vê-las penduradas nas árvores se alimentando de folhas, frutos e brotos.

    A preguiça-comum pertence à família Bradypodidae e possui três dedos em cada pata. Já as da família Megalonychidae (grupo ao qual pertencem as preguiças-reais) apresentam apenas dois dedos.

Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/03/quantas-horas-por-dia-dorme-o-bicho-preguica>.

 

 

Questões

Questão 1 – De acordo com o texto, o bicho-preguiça tem “ocorrência restrita ao continente americano”. O que isso quer dizer?

(     ) Isso quer dizer que o bicho-preguiça ocorre somente no continente americano.

(     ) Isso quer dizer que o bicho-preguiça ocorre principalmente no continente americano.

(     ) Isso quer dizer que o bicho-preguiça ocorre esporadicamente no continente americano.

 

Questão 2 – Em “As compridas garras são utilizadas unicamente para conseguir alimento e para auxiliar na locomoção pelas copas das árvores.”, o autor do texto expõe:

(     ) as condições das garras compridas do bicho-preguiça.

(     ) as finalidades das garras compridas do bicho-preguiça.

(     ) as consequências das garras compridas do bicho-preguiça.

 

Questão 3 – Observe este período do texto:

“Por possuir entre 8 e 9 vértebras cervicais, a preguiça pode girar a cabeça em um ângulo de até 270º sem mover o restante do corpo.”

Nesse período, a vírgula assinala:

(     ) uma omissão de informação.

(     ) uma intercalação de informação.

(     ) um deslocamento de informação.

 

Questão 4 – Na passagem “O bicho-preguiça tem características peculiares, como a cor dos pelos […]”, o termo “como” introduz:

(     ) um exemplo das características peculiares do bicho-preguiça.

(     ) uma hipótese sobre as características peculiares do bicho-preguiça.

(     ) uma comparação entre as características peculiares do bicho-preguiça.

 

Questão 5 – Segundo o texto, “a preguiça acaba sendo presa fácil para o seu maior predador: o homem”. Por quê?

R:

 

Questão 6 – Na parte “As preguiças-reais são mantidas em cativeiro, enquanto as comuns ficam soltas no parque.”, a expressão destacada poderia ser substituída por:

(     ) visto que.

(     ) para que.

(     ) ao passo que.

 

Questão 7 – No trecho “A preguiça-comum pertence à família Bradypodidae e possui três dedos em cada pata.”, vocábulo “e” exprime:

(     ) a soma de fatos sobre a preguiça-comum.

(     ) o contraste de fatos sobre a preguiça-comum.

(     ) a alternância de fatos sobre a preguiça-comum.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Palmira 6 de maio - 11:09

Adorei a forma como vocês desenvolveram esse material. Vou iniciar com minha sobrinha, mas já estou certa de que será muito bom.

Útil demais!

Parabéns pela iniciativa.

Responder
Denyse Lage Fonseca 7 de maio - 19:12

Oi, Palmira!

Suas palavras sobre o nosso material nos motivam demais! Adoramos!

Muito obrigada por interagir conosco, expondo a sua valiosa opinião!

Desejamos ótimos estudos com a sua sobrinha!

Voltem sempre!

Denyse

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