Início Série5º ano Interpretação de texto: Berros de cabra – 5º ano

Interpretação de texto: Berros de cabra – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre berros de cabra. Berros de cabra são confundidos com pedido de socorro e polícia é chamada nos EUA. Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Berros de cabra são confundidos com pedido de socorro e polícia é chamada nos EUA

Ao se aproximarem, os oficiais ouviram um grito dizendo “help”, mas descobriram que se tratava de uma cabra, que foi separada de outro animal e estava inconformada.

    Policiais de Enid, em Oklahoma, nos Estados Unidos, foram a uma propriedade rural para atender a uma denúncia de que teria alguém gritando por socorro. Ao chegarem ao local, perceberam que os berros, na verdade, eram emitidos por uma cabra.

    A operação foi gravada pelas câmeras acopladas nos uniformes dos policiais David Sneed e Neal Storey. O vídeo foi divulgado pela página oficial do Departamento de Polícia de Enid.

    “Ao se aproximar, o oficial Sneed pôde ouvir um grito distinto dizendo ‘help’ (socorro em inglês)”, relatou o departamento.

    Mas, ao caminharem em direção ao som, os agentes descobriram que se tratava de uma cabra, que foi separada de outro animal e estava inconformada, explicou o fazendeiro para os policiais.

 

Vivian Souza. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2023/05/12/berros-de-cabra-sao-confundidos-com-pedido-de-socorro-e-policia-e-chamada-nos-eua-veja-video.ghtml>.

Acesso em: 12 de maio de 2023. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) um resumo.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – Observe:

 “Ao se aproximarem, os oficiais ouviram um grito dizendo “help”, mas descobriram que se tratava de uma cabra […]”

Cite um vocábulo com o mesmo sentido do que foi grifado nessa passagem do texto:

 

 

Questão 3 – No segmento “Policiais de Enid, em Oklahoma, nos Estados Unidos, foram a uma propriedade rural para atender a uma denúncia […]”, o termo “para” introduz:

(     ) o tempo da ida dos policiais a uma propriedade rural.

(     ) a finalidade da ida dos policiais a uma propriedade rural.

(     ) a consequência da ida dos policiais a uma propriedade rural.

 

Questão 4 – O trecho “A operação foi gravada pelas câmeras acopladas nos uniformes dos policiais David Sneed e Neal Storey.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Releia:

“Ao se aproximar, o oficial Sneed pôde ouvir um grito distinto dizendo ‘help’ (socorro em inglês)”, relatou o departamento.

As aspas duplas foram usadas para:

(     ) assinalar expressões informais.

(     ) indicar a reprodução de um texto alheio.

(     ) marcar palavras fora de seu contexto habitual.

 

Questão 6 – Os parênteses no texto contêm:

(     ) um exemplo.

(     ) uma correção.

(     ) uma explicação.

 

Questão 7 – Na parte “Mas, ao caminharem em direção ao som, os agentes descobriram que se tratava de uma cabra […]”, a que agentes o texto se refere?

 

 

Questão 8 – Em “[…] uma cabra, que foi separada de outro animal e estava inconformada […]”, o termo sublinhado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário