Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano, com questões desenvolvidas sobre o texto: Bens materiais e trabalho.
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Bens materiais e trabalho – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Bens materiais e trabalho – 4º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Bens materiais e trabalho – 4º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Bens materiais e trabalho
Os índios viviam em aldeias, praticando a agricultura, a caça, a pesca e a coleta. Essas aldeias podiam mudar de lugar depois de alguns anos à medida que as comunidades necessitavam deslocar-se à procura de locais mais apropriados ao exercício das atividades que lhes garantiam a sobrevivência, áreas de solo mais rico ou regiões de maior abundância de caça, peixes ou frutas de acordo com as estações. Assim, as populações indígenas tinham grande mobilidade e poucos bens, que deviam ser transportados de um lugar a outro.
Os tupi-guaranis cultivavam basicamente a mandioca, mas também podiam plantar milho, feijão, batata-doce. Alguns plantavam cará, abacaxi, abóbora, além de algodão e tabaco. Consumiam praticamente tudo o que produziam e nunca formavam grandes estoques. […]
O índio só tinha a propriedade pessoal de suas armas e enfeites e partilhava todo o resto, principalmente os produtos da caça, pesca e coleta. […]
A divisão das tarefas na sociedade indígena determinava que além de caçar, pescar, cortar lenha e combater, os homens construíssem canoas e cabanas e limpassem o terreno para o plantio da lavoura. As mulheres plantavam, colhiam, preparavam o alimento, fiavam, teciam, faziam cestos e potes de barro e coletavam frutos, raízes e insetos comestíveis, cuidavam da casa e das crianças. […]
Laima Mesgravis e Carla Bassanezi Pinsky. O Brasil que os europeus encontraram. São Paulo, 2002.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Qual era a língua falada pela maioria dos grupos indígenas que viviam no litoral brasileiro?
R.
3) Descreva a alimentação dos grupos indígenas considerando os produtos que eles cultivavam.
R.
4) De acordo com o texto, como eram divididas as tarefas nos grupos indígenas e quem as realizava?
R.
5) Em sua opinião, há tarefas consideradas exclusivas para homens ou para mulheres em nossa sociedade?
R.
Por Camila Farias.