Início Série5º ano Interpretação de texto: Barulho de carroça – 5º ano

Interpretação de texto: Barulho de carroça – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o barulho de carroça.  Trata-se de um texto que nos propõe uma reflexão! Vamos lê-lo? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Barulho de Carroça 

    Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.

    Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:

    — Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

    Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

    — Estou ouvindo um barulho de carroça.

    — Isso mesmo! — disse meu pai. É uma carroça vazia…

    Perguntei ao meu pai:

    — Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

    — Ora, — respondeu meu pai. — é muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

    Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

    — Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz…

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2001-02-17/barulho-de-carroca.htm>. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Quem é o autor do texto?

(     ) o pai.

(     ) o filho.

(     ) nenhuma das alternativas anteriores.

 

Questão 2 – Observe:

“Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.”

Esse segmento é:
(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – De acordo com o texto, o pai “se deteve numa clareira”. Isso quer dizer que ele:

(     ) parou numa clareira.

(     ) observou uma clareira.

(     ) caminhou numa clareira.

 

Questão 4 – Na parte “Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi”, a palavra grifada indica:

(     ) adição.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – Identifique o sinal que anuncia as falas no texto:

(     ) :

(     ) —

(     ) ?

 

Questão 6 – Em “— Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?”, o termo sublinhado foi usado para:

(     ) retomar a carroça.

(     ) apresentar a carroça.

(     ) caracterizar a carroça.

 

Questão 7 – No trecho “Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.”, o fato destacado estabelece com o anterior uma relação de:

(     ) tempo.

(     ) consequência.

(     ) proporcionalidade.

 

Questão 8 – Releia:

“Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

— Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz…”

Esse fragmento tem a intenção de:

(     ) entreter.

(     ) fazer refletir.

(     ) dar uma explicação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário