Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o barulho de carroça. Trata-se de um texto que nos propõe uma reflexão! Vamos lê-lo? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Barulho de carroça – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Barulho de carroça – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Barulho de carroça – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Barulho de Carroça
Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.
Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
— Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
— Estou ouvindo um barulho de carroça.
— Isso mesmo! — disse meu pai. É uma carroça vazia…
Perguntei ao meu pai:
— Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
— Ora, — respondeu meu pai. — é muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
— Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz…
Disponível em: <https://metaforas.com.br/2001-02-17/barulho-de-carroca.htm>. (Com adaptações).
Questões
Questão 1 – Quem é o autor do texto?
( ) o pai.
( ) o filho.
( ) nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 2 – Observe:
“Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.”
Esse segmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – De acordo com o texto, o pai “se deteve numa clareira”. Isso quer dizer que ele:
( ) parou numa clareira.
( ) observou uma clareira.
( ) caminhou numa clareira.
Questão 4 – Na parte “Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi”, a palavra grifada indica:
( ) adição.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 5 – Identifique o sinal que anuncia as falas no texto:
( ) :
( ) —
( ) ?
Questão 6 – Em “— Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?”, o termo sublinhado foi usado para:
( ) retomar a carroça.
( ) apresentar a carroça.
( ) caracterizar a carroça.
Questão 7 – No trecho “Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.”, o fato destacado estabelece com o anterior uma relação de:
( ) tempo.
( ) consequência.
( ) proporcionalidade.
Questão 8 – Releia:
“Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
— Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz…”
Esse fragmento tem a intenção de:
( ) entreter.
( ) fazer refletir.
( ) dar uma explicação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.