Interpretação de texto: Badminton – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o badminton.  Que tal conhecer melhor esse esporte? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Badminton, esporte estranho?

    Pode até ser estranho, mas é o segundo mais praticado no mundo, só perdendo para o futebol. Pois é! Esse esporte diferente, que surgiu na Índia, é muito famoso nos países asiáticos. Por lá muitos jogadores se destacam e são profissionais famosos, conhecidos como os nossos craques dos gramados. Só na China são 12 milhões de praticantes!

    O badminton é parecido com o tênis. As diferenças são o tamanho da quadra (a do badminton é menor), a altura da rede (a do badminton é mais alta) e a principal: a bolinha dá lugar a uma peteca!

    O badminton pode ser jogado em dupla ou individualmente. O jogo é disputado em melhor de três sets de 21 pontos cada, e vence quem atingir a marca primeiro. Os pontos são marcados quando o jogador que sacou consegue fazer com que a peteca toque a quadra do adversário. Então, na verdade, o badminton é um jogo de peteca “chique”, com regras bem definidas.

   Apesar de ser pouco conhecido no nosso país, nossos atletas já voltaram de olimpíadas e Pan-Americanos trazendo no peito medalhas de bronze e prata!

    “Estou feliz porque cada vez mais pessoas estão conhecendo o badminton”, disse Guilherme Kumasaka, um dos medalhistas.

    Luiz de França, técnico do esporte, lembrou uma coisa muito legal: “Qualquer esporte é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Só de deixá-las ocupadas já faz toda a diferença”, disse.

    “O badminton desenvolve a coordenação motora, a disciplina de atleta, agilidade de pensamento, a velocidade, e claro, a preparação física”, garante o técnico que também adora praticar a modalidade.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com cortes).

Questões

Questão 1 – Na passagem “Esse esporte diferente, que surgiu na Índia, é muito famoso nos países asiáticos.”, o texto refere-se:

(     ) ao tênis.

(     ) ao futebol.

(     ) ao badminton.

 

Questão 2 – O ponto de exclamação foi usado, depois de “Só na China são 12 milhões de praticantes!”, para expressar em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a principal diferença entre o badminton e o tênis está:

(     ) na altura da rede.

(     ) no tamanho da quadra.

(     ) no objeto com que se joga.

 

Questão 4 – No segmento “O badminton pode ser jogado em dupla ou individualmente.”, o termo destacado inicia um fato que:

(     ) conclui outro.

(     ) se opõe a outro.

(     ) é uma opção a outro.

 

Questão 5 – Na parte “Então, na verdade, o badminton é um jogo de peteca ‘chique’, com regras bem definidas.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) intensidade.

 

Questão 6 – O texto apresenta as regras do badminton:

(     ) no 1º parágrafo.

(     ) no 2º parágrafo.

(     ) no 3º parágrafo.

 

Questão 7 – Releia:

“O badminton desenvolve a coordenação motora, a disciplina de atleta, agilidade de pensamento, a velocidade, e claro, a preparação física”.

Nesse fragmento, o técnico Luiz de França:

(     ) enumera os benefícios do badminton.

(     ) levanta hipóteses sobre os benefícios do badminton.

(     ) faz uma comparação entre os benefícios do badminton.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: