Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre aves marinhas. Você sabe por que elas não precisam de água doce para matar a sede? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Aves marinhas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Aves marinhas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Aves marinhas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que as aves marinhas não precisam de água doce para matar a sede?
Elas se alimentam dos peixes que capturam com o bico nas águas dos oceanos. Já imaginou o transtorno de terem que sair voando em busca de água doce para beber? Pois é. As aves marinhas estão naturalmente preparadas para beber água salgada mesmo. Isso porque elas têm a glândula de sal!
Os rins das aves marinhas já trabalham tentando eliminar o excesso que elas ingerem, mas não conta de todo o serviço. É a glândula de sal, localizada na cabeça desses animais, que faz o trabalho mais pesado. Essa glândula retira o sal pela mucosa, através de pequenos canais, e o elimina pela narina na forma de uma secreção que se acumula na ponta do bico da ave. Pesquisadores já analisaram e identificaram que essa substância tem tanto sal que supera a salinidade do mar. Por se acumular no bico, retém o excesso de sal, equilibrando a quantidade dessa substância no organismo das aves e evitando que elas fiquem desidratadas.
As aves marinhas, como o nome já diz, vivem exclusivamente nos mares, oceanos e nas zonas costeiras ao redor do mundo. O corpo delas está adaptado para a vida nesses ambientes de diversas formas. A glândula de sal é uma dessas adaptações, mas podemos recordar outras. Nos pinguins, por exemplo, as asas podem assumir a função de nadadeiras, de forma bem parecida com a de outros seres marinhos, como as baleias e os golfinhos. Já as gaivotas e os albatrozes têm patas no formato de “pés-de-pato”, que permitem que esses animais nadem como patos, é lógico! Além de nadar bem, essas aves podem percorrer pequenas distâncias ou mesmo caminhar em diversos terrenos.
Rafael Fernandes. Revista
“Ciência Hoje das Crianças”. Edição 260.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia este fragmento do texto:
“Elas se alimentam dos peixes que capturam com o bico nas águas dos oceanos.”
Nesse fragmento, o autor refere-se:
Questão 2 – Observe:
“Essa glândula retira o sal pela mucosa, através de pequenos canais, e o elimina pela narina na forma de uma secreção […]”
O autor expõe ações da glândula de sal:
( ) que se somam.
( ) que se alternam.
( ) que se contrastam.
Questão 3 – Em “Pesquisadores já analisaram e identificaram que essa substância tem tanto sal que supera a salinidade do mar.”, a palavra sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – No segmento “O corpo delas está adaptado para a vida nesses ambientes de diversas formas.”, o trecho destacado retoma:
Questão 5 – Na parte “[…] ‘pés-de-pato’, que permitem que esses animais nadem como patos, é lógico!”, o vocábulo grifado exprime:
( ) uma causa.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 6 – Identifique as aves marinhas que, segundo o texto, “podem percorrer pequenas distâncias ou mesmo caminhar em diversos terrenos”:
( ) pinguins.
( ) gaivotas.
( ) gaivotas e albatrozes.
Questão 7 – Pode-se concluir que o texto tem o objetivo de:
( ) explicar algo.
( ) contar uma história.
( ) discutir um assunto.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Ótimos textos sinto falta de Arte , não encontro atividades relacionadas.
eu amei mas só que meu filho não consegue responder pelo computador…mas de outro modo eu gostei muito<3