Início Série5º ano Interpretação de texto: Ave confundida com beija-flor – 5º ano

Interpretação de texto: Ave confundida com beija-flor – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma ave confundida com beija-flor. Que ave será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia: 

Ariramba-de-cauda-ruiva é ave confundida com beija-flor

Espécie tem ampla distribuição pelo país e vive nas bordas das matas e até perto dos rios.

    De penas brilhantes, praticamente metálicas, e um bico comprido… Assim, é a ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda), uma espécie que por tais características é frequentemente confundida com beija-flores. Porém, na realidade, não tem nenhuma relação com essas aves. Inclusive alguns parentes não tão distantes dela são o martim-pescador e o joão-bobo. Espécies essas que, assim como a ariramba, nidificam em barrancos.

    Mas a semelhança com os colibris é tanta que rendeu à ariramba alguns nomes populares associados aos mestres do ar, como beija-flor-d’-água, beija-flor-grande e cuitelão. Outro nome popular conhecido dela é bico-de-agulha.

    O bico, aliás, é uma característica marcante dessa espécie, e é adaptado para ela capturar presas em voo. Não à toa é fácil observar essa ave na espreita para caçar algum inseto. A ariramba-de-cauda-ruiva é uma entre as 15 representantes que compõem a família Galbulidae.

    De ampla distribuição pelo Brasil, essa bela ave encanta observadores, inclusive motiva pessoas a começarem a passarinhar.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/12/15/sons-da-terra-ariramba-de-cauda-ruiva-e-ave-confundida-com-beija-flor.ghtml>.
(Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Espécie tem ampla distribuição pelo país e vive nas bordas das matas e até perto dos rios.”

O texto refere-se:

(     ) ao joão-bobo.

(     ) ao martim-pescador.

(     ) à ariramba-de-cauda-ruiva.

 

Questão 2 – O trecho “De penas brilhantes, praticamente metálicas, e um bico comprido…” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “Porém, na realidade, não tem nenhuma relação com essas aves.”, o termo sublinhado tem o mesmo sentido de:

(     ) “Mas”.

(     ) “Pois”.

(     ) “Portanto”.

 

Questão 4 – Na parte “Espécies essas que, assim como a ariramba, nidificam em barrancos.”, a parte entre vírgulas exprime:

(     ) uma comparação.

(     ) uma conformidade.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 5 – Observe:

“Mas a semelhança com os colibris é tanta, que rendeu à ariramba alguns nomes populares associados aos mestres do ar, como beija-flor-d’-água, beija-flor-grande e cuitelão.”

O vocábulo destacado introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, é fácil observar a ariranha “na espreita para caçar algum inseto”, porque:

(     ) ela captura presas em voo.

(     ) ela é confundida com o beija-flor.

(     ) ela é uma das representantes da família Galbulidae.

 

Questão 7 – Grife a seguir o adjetivo que indica uma opinião:

“De ampla distribuição pelo Brasil, essa bela ave encanta observadores […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário