Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o que há de comum entre Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e dom Pedro II. Você sabe? Não? Então, leia com atenção o interessante texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Astronomia – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Astronomia – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Astronomia – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O que Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e dom Pedro II têm em comum?
Bom, os dois primeiros frequentam os livros de geografia há tempos, e todo estudante que já passou do ensino fundamental deveria responder: eles foram astrônomos e matemáticos.
Copérnico, um polonês, que nasceu em 1473, criou a teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol, e não mais a Terra, como o centro do Sistema Solar.
Pois, bem mais tarde, o italiano Galileu Galilei descobriu as manchas solares, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea.
Nascido em 1564, Galileu Galilei não só abraçou a teoria do Heliocentrismo, como suas descobertas comprovaram as postulações de Copérnico. É considerado o pai da astronomia moderna.
Ué, mas e dom Pedro II? O que tem a ver com tudo isso?
Considerado um prodígio por ter passado a infância treinando para governar, afinal assumiu o trono com apenas 5 anos de idade, dom Pedro II era um erudito.
Patrocinou o conhecimento, a cultura e as ciências em geral, e era um apaixonado pela astronomia.
E 2 de dezembro dia de seu aniversário foi escolhido para a gente comemorar o Dia Nacional da Astronomia. Ele, aliás, é o patrono brasileiro dessa ciência que cuida da imensidão do universo.
Disponível em: <http://radioagencianacional.ebc.com.br>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Leia o que se afirma sobre o texto lido:
I. Dom Pedro II é o patrono brasileiro da Astronomia.
II. Nicolau Copérnico é o pai da Astronomia Moderna.
III. Galileu Galilei foi o criador da teoria do Heliocentrismo.
Está correto o que se afirma em:
( ) I.
( ) I e III.
( ) I, II e III.
Questão 2 – Na parte “[…] eles foram astrônomos e matemáticos.”, o termo “eles” foi usado para:
( ) retomar.
( ) apresentar.
( ) complementar.
Questão 3 – No segmento “[…] a teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol, e não mais a Terra, como o centro do Sistema Solar.”, o texto:
( ) critica a teoria do Heliocentrismo.
( ) explica a teoria do Heliocentrismo.
( ) levanta uma hipótese sobre a teoria do Heliocentrismo.
Questão 4 – No fragmento “Pois, bem mais tarde, o italiano Galileu Galilei descobriu as manchas solares […]”, a expressão sublinhada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Em “Considerado um prodígio por ter passado a infância treinando para governar […]”, o trecho destacado exprime:
( ) a causa do fato anterior.
( ) a conclusão do fato anterior.
( ) a consequência do fato anterior.
Questão 6 – O que significa dizer que “dom Pedro II era um erudito”?
( ) Significa dizer que dom Pedro II era culto.
( ) Significa dizer que dom Pedro II era curioso.
( ) Significa dizer que dom Pedro II era esperto.
Questão 7 – Em “Patrocinou o conhecimento, a cultura e as ciências […]”, o verbo expressa:
( ) uma ação de dom Pedro II.
( ) um estado de dom Pedro II.
( ) uma característica de dom Pedro II.
Questão 8 – O período abaixo foi transcrito sem vírgulas. Coloque-as:
“E 2 de dezembro dia de seu aniversário foi escolhido para a gente comemorar o Dia Nacional da Astronomia.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.