Início Série6º ano Interpretação de texto: Astronomia – 6º ano

Interpretação de texto: Astronomia – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o que há de comum entre Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e dom Pedro II. Você sabe? Não? Então, leia com atenção o interessante texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                DATA:

PROF:                                                                                      TURMA:

NOME:

Leia:

O que Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e dom Pedro II têm em comum?

    Bom, os dois primeiros frequentam os livros de geografia há tempos, e todo estudante que já passou do ensino fundamental deveria responder: eles foram astrônomos e matemáticos.

    Copérnico, um polonês, que nasceu em 1473, criou a teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol, e não mais a Terra, como o centro do Sistema Solar.

    Pois, bem mais tarde, o italiano Galileu Galilei descobriu as manchas solares, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea.

    Nascido em 1564, Galileu Galilei não só abraçou a teoria do Heliocentrismo, como suas descobertas comprovaram as postulações de Copérnico. É considerado o pai da astronomia moderna.

    Ué, mas e dom Pedro II? O que tem a ver com tudo isso?

    Considerado um prodígio por ter passado a infância treinando para governar, afinal assumiu o trono com apenas 5 anos de idade, dom Pedro II era um erudito.

    Patrocinou o conhecimento, a cultura e as ciências em geral, e era um apaixonado pela astronomia.

    E 2 de dezembro dia de seu aniversário foi escolhido para a gente comemorar o Dia Nacional da Astronomia. Ele, aliás, é o patrono brasileiro dessa ciência que cuida da imensidão do universo.

Disponível em: <http://radioagencianacional.ebc.com.br>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Leia o que se afirma sobre o texto lido:

I. Dom Pedro II é o patrono brasileiro da Astronomia.

II. Nicolau Copérnico é o pai da Astronomia Moderna.

III. Galileu Galilei foi o criador da teoria do Heliocentrismo.

 Está correto o que se afirma em:

(     ) I.

(     ) I e III.

(     ) I, II e III.

 

Questão 2 – Na parte “[…] eles foram astrônomos e matemáticos.”, o termo “eles” foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) complementar.

 

Questão 3 – No segmento “[…] a teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol, e não mais a Terra, como o centro do Sistema Solar.”, o texto:

(     ) critica a teoria do Heliocentrismo.

(     ) explica a teoria do Heliocentrismo.

(     ) levanta uma hipótese sobre a teoria do Heliocentrismo.

 

Questão 4 – No fragmento “Pois, bem mais tarde, o italiano Galileu Galilei descobriu as manchas solares […]”, a expressão sublinhada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Em “Considerado um prodígio por ter passado a infância treinando para governar […]”, o trecho destacado exprime:

(     ) a causa do fato anterior.

(     ) a conclusão do fato anterior.

(     ) a consequência do fato anterior.

 

Questão 6 – O que significa dizer que “dom Pedro II era um erudito”?

(     ) Significa dizer que dom Pedro II era culto.

(     ) Significa dizer que dom Pedro II era curioso.

(     ) Significa dizer que dom Pedro II era esperto.

 

Questão 7 – Em “Patrocinou o conhecimento, a cultura e as ciências […]”, o verbo expressa:

(     ) uma ação de dom Pedro II.

(     ) um estado de dom Pedro II.

(     ) uma característica de dom Pedro II.

 

Questão 8 – O período abaixo foi transcrito sem vírgulas. Coloque-as:

 “E 2 de dezembro dia de seu aniversário foi escolhido para a gente comemorar o Dia Nacional da Astronomia.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário