Interpretação de texto: As rapinantes – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as aves de rapina. Você sabe onde elas vivem? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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E onde vivem as rapinantes?

    As aves de rapina vivem nos mais variados ambientes: em florestas, campos, montanhas, próximas a rios e ao mar. Interessante é que em cada ambiente se encontram as espécies de aves de rapinas adaptadas para viver neles. As corujas que costumam habitar o interior de florestas, por exemplo, possuem asas curtas e largas e uma cauda comprida que as ajuda nas manobras de voo no interior da mata. Já as águias e os gaviões que vivem em campos abertos possuem cauda curta e as asas largas e compridas para planar a grandes alturas. Os falcões que costumam viver em áreas abertas, por sua vez, têm cauda curta e asas longas e pontiagudas para que possam voar a grande velocidade atrás de suas presas. Essas aves, aliás, são encontradas em áreas abertas justamente para que possam desenvolver sua velocidade sem que encontrem obstáculos à frente. No entanto, atenção: existem falcões, gaviões e águias de floresta e de campo aberto. Dependendo do local onde vivem, apresentam determinadas adaptações.

    Quem disser que já viu ave de rapina na cidade tem toda razão! Se houver abrigo e alimento, elas podem mesmo aparecer. As corujas são exemplo de rapinante que costuma frequentar e até morar no espaço urbano. Em geral, elas gostam de viver dentro do telhado das casas e nas torres das igrejas, onde dormem durante o dia e saem para caçar insetos e ratos à noite.

    Vale lembrar que as corujas, assim como qualquer outra ave de rapina, caça apenas para se alimentar ou para alimentar seus filhotes, enquanto eles ainda não conseguem caçar sozinhos.

Leo Tatsuji Fukui. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 285.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) fazer uma recomendação.

 

Questão 2 – Segundo o texto, as “aves de rapina vivem nos mais variados ambientes”. Identifique esses variados ambientes:

 

 

Questão 3 – Sublinhe a seguir o termo que exprime uma opinião do autor sobre um fato:

“Interessante é que em cada ambiente se encontram as espécies de aves de rapinas adaptadas para viver neles.”

 

Questão 4 – No fragmento “[…] têm cauda curta e asas longas e pontiagudas para que possam voar a grande velocidade atrás de suas presas.”, o autor refere-se:

(     ) às águias.

(     ) aos falcões.

(     ) aos gaviões.

 

Questão 5 – Na parte “Essas aves, aliás, são encontradas em áreas abertas justamente para que possam desenvolver sua velocidade […]”, a expressão grifada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) complementar.

 

Questão 6 – Observe:

“No entanto, atenção: existem falcões, gaviões e águias de floresta e de campo aberto.”

O vocábulo destacado indica:

(     ) adição.

(     ) oposição.

(     ) conclusão.

 

Questão 7 – No segmento “[…] costuma frequentar e até morar no espaço urbano.”, o autor revela um hábito:

(     ) do falcão.

(     ) da coruja.

(     ) do gavião.

 

Questão 8 – Em “Vale lembrar que as corujas, assim como qualquer outra ave de rapina, caça apenas para se alimentar ou para alimentar seus filhotes […]”, o trecho grifado é:

(     ) um exemplo dado pelo autor.

(     ) um motivo apontado pelo autor.

(     ) uma comparação feita pelo autor.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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