Interpretação de texto: As memórias da Bruxa Onilda – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: As memórias da Bruxa Onilda.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

As memórias da Bruxa Onilda

    Minha mãe, a bruxa Bruxolona, pertencia a uma antiga família de bruxas e bruxos, que já estava quase se acabando. Precisava urgente de um herdeiro! Justamente por isso ela resolveu ter uma filha. Assim, a família poderia continuar a existir e não se perderiam os grandes conhecimentos e poderes acumulados durante milhares e milhares de anos por seus antepassados. Minha mãe se pôs a estudar nos livros quais seriam as melhores condições astrológicas, geográficas e meteorológicas para que sua filha – isto é, eu – nascesse com todas as possibilidades de ser a melhor bruxa do mundo. Suas tias avós, a bruxa Fifi e a bruxa Fofoca, ajudaram muito minha mãe a descobrir o momento exato e o lugar certo para eu nascer. O lugar certo era exatamente a copa de uma árvore. Não era lá muito cômodo, mas minha mãe, ansiosa como estava, conseguiu ajeitar-se. Só restava aguardar…
    Um belo dia, minha mãe começou a passar mal.
    – Ai! Ai! Ai! O que será que eu tenho? – pôs-se a berrar.
    – Aguenta firme, Bruxolona – disseram as tias avós – porque, segundo os astros, a menina só pode nascer depois de amanhã.
    Minha mãe não aguentava mais. Então:
    – Pronto! Acabou-se!
    Ai, eu nasci. Nasci dois dias antes do tempo. Elas tinham feito tanto para eu nascer uma bruxa perfeita, que vim ao mundo vestida de bruxa e tudo! Eu – é lógico! – ficava o tempo todo cutucando a barriga da minha mãe com aquele chapéu pontudo que a gente usa. E a coitada não aguentou mais. Foi um desastre! Por causa da diferença de dia e hora, os astros não estavam na posição correta pra eu nascer. Por isso, sempre tive de enfrentar tantos problemas a minha vida inteira.
A notícia do meu nascimento correu rápido. As bruxas e os bruxos da família e os amigos mais íntimos vieram logo me conhecer. Que festa eles prepararam! Eu fiquei super feliz porque todos me deram presentes e gostaram de mim.

E. Larreula e R. Capdevila / Editora Scipione, São Paulo.

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

2) Por que dona Bruxolona resolveu ter uma filha?
R.

3) Assim que resolveu ter uma filha, quais as primeiras providências tomadas por dona Bruxolona?
R.

4) Qual era o melhor lugar para a bruxinha nascer?
R.

5) Por que a Bruxa Onilda teve que enfrentar tantos problemas a vida inteira?
R.

6) O que fizeram a família e os amigos mais íntimos quando a Bruxa Onilda nasceu?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: