Interpretação de texto: As baratas – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as baratas. Noturnas, preguiçosas e beberronas! Vamos conhecer melhor esses insetos? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Noturnas, preguiçosas e beberronas

    Baratas não gostam de luz e só costumam sair à noite. Você só verá uma barata durante o dia, se houver uma superpopulação ou falta de alimento e água. Mas é preciso lembrar que, para cada barata avistada, existem dezenas escondidas.

    As baratas são muito preguiçosas, passando 75% do seu tempo paradas. Se não encontrarem comida nas poucas horas em que resolvem se mexer, não há problema. Elas conseguem ficar dias sem comer ou beber água.

    Além disso, esses insetos não são exigentes em relação à sua dieta. São onívoros e comem praticamente tudo, incluindo outras baratas. Adoram doces, alimentos gordurosos e de origem animal – como carne, leite e queijo. Mas qualquer resto de comida é o suficiente para alimentá-los.

    A espécie P. americana adora bebidas alcoólicas, principalmente cerveja. Talvez a expressão “barata tonta” venha do jeito desengonçado desses insetos andarem quando estão bêbados. Ou seja, baratas são beberronas.

Bruno Amorim.
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/quem-tem-medo-de-barata/>.

                                                                 (Fragmento com cortes e adaptações).

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Noturnas, preguiçosas e beberronas”

O texto refere-se às:

 

Questão 2 – Na passagem “Baratas não gostam de luz e só costumam sair à noite.”, o termo “e” foi empregado para indicar:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 3 – De acordo com o texto, se as baratas “não encontrarem comida nas poucas horas em que resolvem se mexer, não há problema”, pois:

(     ) “elas são muito preguiçosas”.

(     ) “elas passam 75% do seu tempo paradas”.

(     ) “elas conseguem ficar dias sem comer ou beber água”.

 

Questão 4 – Na parte “Além disso, esses insetos não são exigentes em relação à sua dieta.”, a expressão grifada:

(     ) retoma.

(     ) apresenta.

(     ) caracteriza.

 

Questão 5 – O trecho “[…] comem praticamente tudo, incluindo outras baratas.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – Sublinhe a palavra que introduz uma finalidade a seguir:

“Mas qualquer resto de comida é o suficiente para alimentá-los.”

 

Questão 7 – Em “A espécie P. americana adora bebidas alcoólicas, principalmente cerveja.”, o vocábulo destacado é sinônimo de:

(     ) “especialmente”.

(     ) “ocasionalmente”.

(     ) “especificamente”.

 

Questão 8 – Observe:

“Talvez a expressão ‘barata tonta’ venha do jeito desengonçado desses insetos andarem quando estão bêbados.”

Nesse segmento, o texto:

(     ) faz uma correção.

(     ) aponta uma hipótese.

(     ) expõe uma conclusão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: