Início Série5º ano Interpretação de texto: As aventuras de Tintim – 5º ano

Interpretação de texto: As aventuras de Tintim – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “As aventuras de Tintim”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse filme? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“As aventuras de Tintim”

    Tintim é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria.

    Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende. Ele leva o galeão à sua casa, onde o coloca em destaque.

    Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o galeão. Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba.

    Tintim e Milu vão à biblioteca, onde tentam encontrar mais informações sobre o navio retratado no modelo. Quando voltam, percebem que o galeão foi roubado.

    Tintim vai até a mansão recentemente comprada pelo doutor Sakharine, um dos interessados em comprar o modelo, mas nada descobre. Ao retornar, encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido.

    É o início de uma nova aventura: Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock na disputa contra Sakharine para encontrar o tesouro.

Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-49757/>. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) um resumo.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – Identifique o trecho que apresenta o protagonista da história:

 

 

Questão 3 – O fragmento “Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Observe os vocábulos grifados a seguir:

“Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende.”

 Qual deles foi empregado para se referir a Tintim?

 

Questão 5 – Releia:

“Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o galeão.”

Nessa passagem, o texto revela:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) a complicação da história.

 

Questão 6 – Na parte “Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba.”, a palavra destacada indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 7 – Segundo o texto, Tintim e seu cachorro Milu “percebem que o galeão foi roubado”:

(     ) de sua casa.

(     ) da biblioteca.

(     ) da mansão do doutor Sakharine.

 

Questão 8 – De acordo com o texto, quem “encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido”?

(     ) Tintim.

(     ) Haddock.

(     ) Sakharine.

 

Questão 9 – Sublinhe o termo que introduz uma finalidade no segmento:

“Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock […] para encontrar o tesouro.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário