Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o arroz. No Brasil, o abati-uaupé (milho d’água, ou arroz, para os tupis) começou a ser cultivado por volta de 1540, durante a época a colonização, ocupando áreas que iam desde a Bahia até o Maranhão. Vamos saber mais a respeito desse alimento em nosso país? Então, leia com atenção o texto “Arroz no Brasil”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas a seguir!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Arroz no Brasil – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Arroz no Brasil – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Arroz no Brasil – 7º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia o texto com atenção. Depois, responda às questões interpretativas propostas:
Arroz no Brasil
As mais antigas referências ao arroz são encontradas na literatura chinesa e datam de cerca de 5.000 anos atrás. O alimento também é citado em escrituras hindus, em que aparece como oferenda aos deuses em cerimônias religiosas. Da Ásia, o cereal espalhou-se para o resto do mundo. No Brasil, o abati-uaupé (milho d’água, ou arroz, para os tupis) começou a ser cultivado por volta de 1540, durante a época a colonização, ocupando áreas que iam desde a Bahia até o Maranhão. A prática da orizicultura no Brasil, de forma organizada e racional, aconteceu em meados do século XVIII e, daquela época até a metade do século XIX, o país foi um grande exportador do grão. Hoje, o Brasil se destaca como um dos maiores produtores fora do continente asiático. Para se ter uma ideia, a produção brasileira representou em 2001, 1,8% do total mundial e cerca de 50% da América Latina. O consumo interno também é significativo: cada brasileiro ingere, em média, de 74 a 76kg do cereal por ano. Uma prova de que o arroz com feijão ainda se __________ como uma das preferências nacionais.
Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA”, março a maio de 2007, p. 41.
Questões
Questão 1 – Sublinhe a palavra-chave do texto neste segmento:
“As mais antigas referências ao arroz são encontradas na literatura chinesa e datam de cerca de 5.000 anos atrás.”
Questão 2 – Em “Da Ásia, o cereal espalhou-se para o resto do mundo.”, a expressão grifada:
( ) retoma o arroz.
( ) apresenta o arroz.
( ) caracteriza o arroz.
Questão 3 – Identifique a expressão que também exerce a função apontada na questão anterior:
( ) “O alimento”.
( ) “oferenda”.
( ) “a produção”.
Questão 4 – Na parte “No Brasil, o abati-uaupé (milho d’água, ou arroz, para os tupis) […]”, a informação nos parênteses tem fim:
( ) conclusivo.
( ) explicativo.
( ) exemplificativo.
Questão 5 – De acordo com o texto, o Brasil foi responsável por cerca de 50% do arroz produzido na América Latina, no ano de:
( ) 1540.
( ) 2001.
( ) 2007.
Questão 6 – Na passagem “[…] áreas que iam desde a Bahia até o Maranhão.”, o verbo exprime:
( ) um fato contínuo no passado.
( ) um fato hipotético no passado.
( ) um fato esporádico no passado.
Questão 7 – Em “A prática da orizicultura no Brasil, de forma organizada e racional, aconteceu em meados do século XVIII […]”, o trecho destacado indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – Na oração “O consumo interno também é significativo […]”, o termo grifado poderia ser substituído por:
( ) sugestivo.
( ) expressivo.
( ) aprimorado.
Questão 9 – Releia:
“Uma prova de que o arroz com feijão ainda se __________ como uma das preferências […]”
Tendo em vista a ideia expressa, o espaço acima deve ser preenchido com:
( ) “mantem”.
( ) “mantém”.
( ) “mantêm”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.