Interpretação de texto: Arara-canindé – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a arara-canindé. A ave que traz na plumagem as cores da bandeira do Brasil! Vamos conhecer melhor essa arara? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Arara-canindé

Vive em florestas de galeria, várzeas com palmeiras, interior e bordas de florestas altas

    A ave que traz na plumagem as cores da bandeira do Brasil, a arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, está ameaçada de extinção.

    Talvez uma das razões seja o fato de ela deslocar-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação, e ser, por isso, uma presa fácil.

    Quando as araras-canindés são caçadas para a venda, as árvores com os ninhos normalmente são derrubadas. Isso não só prejudica a reprodução de diversas espécies de aves que utilizam o mesmo ninho em épocas reprodutivas diferentes, como altera por completo o habitat desses animais.

    A arara-canindé costuma fazer seus ninhos em buracos no tronco, onde põem seus ovos. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento em seus bicos.

    O bico forte dessas aves é comumente usado também para ingerir pedrinhas, que auxiliam na trituração de sementes de algumas das palmeiras que fazem parte da dieta dessas araras. É o caso do buriti, tucum, bocaiuva, carandá e acurí.

    As araras-canindé são consideradas “predadoras” de algumas palmeiras, porque ao triturarem suas sementes impedem a dispersão dessas plantas. Mas vale dizer: desde o descobrimento do país, as araras (bem como papagaios, periquitos, jandaias e maracanãs) são responsáveis pela alcunha dada ao Brasil de “Terra dos Papagaios”.

    Geralmente, elas voam em pares ou grupos de três indivíduos. A mesma combinação é mantida quando estão em bando (de até 30 indivíduos). […]

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/01/arara-caninde.html>.(Com cortes e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Em “A ave que traz na plumagem as cores da bandeira do Brasil”, o texto refere-se:

(     ) ao periquito.

(     ) ao papagaio.

(     ) à arara-canindé.

 

Questão 2 – Releia:

“Talvez uma das razões seja o fato de ela deslocar-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação, e ser, por isso, uma presa fácil.”

Nesse segmento, o texto apresenta:

(     ) uma hipótese.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma comparação.

 

Questão 3 – Em “Isso não só prejudica a reprodução de diversas espécies de aves que utilizam o mesmo ninho […]”, o termo grifado retoma uma informação. Qual informação?

 

 

Questão 4 – Na passagem “A arara-canindé costuma fazer seus ninhos em buracos no tronco, onde põem seus ovos.”, o verbo sublinhado indica:

(     ) um fato habitual.

(     ) um fato efêmero.

(     ) um fato ocasional.

 

Questão 5 – No segmento “Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana […]”, a parte destacada exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Segundo o texto, as araras-canindés “são consideradas ‘predadoras’ de algumas palmeiras”. Por quê?

 

 

Questão 7 – O trecho “Geralmente, elas voam em pares ou grupos de três indivíduos.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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