Interpretação de texto: Aprendendo o Brasil – 9º ano.

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do nono ano, do gênero artigo de opinião”. Nele, o autor Abelardo Junqueira defende a tese de que Não é nenhum exagero afirmar que o turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos. Vamos refletir sobre isso? Então, leia o texto Aprendendo o Brasil e não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

        Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Aprendendo o Brasil

    Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil estão, o tempo todo, surpreendendo-se com a diversidade de nossos tesouros naturais e culturais. É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato, de envergadura nacional, capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.

    Pense-se nos empregos que se poderiam gerar com a instalação de equipamentos capazes de oferecer toda a infraestrutura de apoio para uma efetiva internacionalização do nosso turismo. Ao lado disso, imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer essa diversidade, identificar de modo concreto a pluralidade dos nossos costumes, das nossas linguagens, dos nossos climas, da nossa geografia, da nossa culinária, da nossa arte popular.

    Entre outras vantagens, o turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de um povo: pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências, a considerar as especificidades dos modos de viver, a reconhecer a grande variação de valores culturais. Sem falar numa intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado não apenas expõe as riquezas naturais, mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.

    Não é nenhum exagero afirmar que o turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.

(Abelardo Junqueira)

 

Questões

Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido:

(     ) crônica

(     ) reportagem

   ) artigo de opinião

 

Questão 2 – O autor do texto dialoga diretamente com o leitor na passagem:

(     ) “Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil […]”

(     ) “[…] imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer […]”

(     ) “[…] capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.”

 

Questão 3 – Na parte “É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato […]”, o autor do texto:

(     ) expõe uma opinião.

(     ) emite um alerta.

(     ) faz uma comparação.

 

Questão 4 – O trecho “[…] o turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.” consiste:

(     ) na tese defendida pelo autor ao longo do texto.

(     ) no paralelo estabelecido pelo autor ao longo do texto.

(     ) no principal argumento apresentado pelo autor ao longo do texto.

 

Questão 5 – Em “[…] a pluralidade dos nossos costumes […]”, o pronome “nossos” exprime:

(     ) lugar

(     ) posse

(     ) tempo

 

Questão 6 – Em “Sem falar numa intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado […]”, os dois-pontos introduzem:

(     ) uma conclusão sobre a expressão “consciência ecológica”.

(     ) uma explicação sobre a expressão “consciência ecológica”.

(     ) um comentário avaliativo sobre a expressão “consciência ecológica”.

 

Questão 7 – No segmento “[…] mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.”, o termo “las” retoma:

(     ) “diferentes regiões”

(     ) “as especificidades dos modos de viver”

(     ) “as riquezas naturais”

 

Questão 8 – Levando-se em consideração a ideia presente no texto, assinale a conjunção que se encaixaria na lacuna indicada no fragmento a seguir:

 

“O turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de um povo, ________ pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências […]”

 

(     ) pois

(     ) por isso

(     ) contudo

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: