Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a Amazônia. De acordo com o texto, a Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4,196.943 milhões de km2 . Muito impressionante, não é mesmo? Vamos saber mais curiosidades a respeito desse vasto bioma? Então, leia com atenção o texto Amazônia! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de compreensão de texto em modelo editável no Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em:
- Word: Interpretacão de texto: Amazônia – 7º ano – Com respostas
- PDF: Interpretacão de texto: Amazônia – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretacão de texto: Amazônia – 7º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Amazônia
A Amazônia é quase mítica: um verde e vasto mundo de águas e florestas, onde as copas de árvores imensas escondem o úmido nascimento, reprodução e morte de mais de um terço das espécies que vivem sobre a Terra.
Os números são igualmente monumentais. A Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4,196.943 milhões de km2 (IBGE, 2004), crescem 2.500 espécies de árvores (ou um terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul).
A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo.
As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural. A região abriga também grande riqueza cultural, incluindo o conhecimento tradicional sobre os usos e a forma de explorar esses recursos naturais sem esgotá-los nem destruir o habitat.
Toda essa grandeza não esconde a fragilidade do ecossistema local, porém. A floresta vive a partir de seu próprio material orgânico, e seu delicado equilíbrio é extremamente sensível a quaisquer interferências. Os danos causados pela ação antrópica são muitas vezes irreversíveis.
Ademais, a riqueza natural da Amazônia se contrapõe dramaticamente aos baixos índices socioeconômicos da região, de baixa densidade demográfica e crescente urbanização. Dessa forma, o uso dos recursos florestais é estratégico para o desenvolvimento da região.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.
Questões
Questão 1 – Em “A Amazônia é quase mítica: um verde e vasto mundo de águas e florestas, onde as copas de árvores imensas […]”, há um adjetivo que exprime uma opinião. Aponte-o:
( ) “mítica”.
( ) “vasto”.
( ) “imensas”.
Questão 2 – No segmento “[…] cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes.”, o autor expõe um dado sobre:
( ) “A Bacia Amazônica”.
( ) “o Amazonas”.
( ) “o Oceano Atlântico”.
Questão 3 – Na parte “[…] sem esgotá-los nem destruir o habitat.”, o termo “los” desempenha a função de retomar:
( ) “estoques de borracha”.
( ) “minérios”.
( ) “esses recursos naturais”.
Questão 4 – No período “Toda essa grandeza não esconde a fragilidade do ecossistema local, porém.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) “pois”.
( ) “contudo”.
( ) “portanto”.
Questão 5 – No fragmento “[…] seu delicado equilíbrio é extremamente sensível a quaisquer interferências.”, a palavra destacada foi empregada para:
( ) intensificar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Questão 6 – Releia:
“Os danos causados pela ação antrópica são muitas vezes irreversíveis”.
Agora, explique o que é “ação antrópica”.
Questão 7 – Na frase “[…] a riqueza natural da Amazônia se contrapõe dramaticamente aos baixos índices socioeconômicos da região […]”, o termo grifado indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
2 comentários
A.m.e.i
Olá Elenice!
Obrigada pelo seu comentário.
Equipe Acessaber.