Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do segundo ou terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Ajudando as rãs.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Ajudando as rãs – 2º ou 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Ajudando as rãs – 2º ou 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Ajudando as rãs – 2º ou 3º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Ajudando as rãs
Rana reuniu todas as rãs na beira da lagoa, que estava quase sem água, e disse:
– Esta lagoa está quase seca, não podemos mais ficar aqui!
Mas o lago fica longe demais daqui! – O sapo Adolfo se preocupou. Já fui lá uma vez. Os mais jovens não conseguirão ir.
Jack, que ouviu o tema da reunião, decidiu ajudar as rãs. O pato mobilizou todas as aves voadoras do sítio e marcou de se encontrarem na lagoa.
– Meus amigos – explicou o pato – vamos levar as rãs ate o lago.
Todos olharam para Jack, espantados com aquela ideia, mas logo aceitaram. – vamos, todas as rãs subam nas costas dos pássaros!
As rãs mais gordinhas preferiram as costas dos gansos, porque eram mais largas. As pequenas subiram nos patos e nas pombas. A equipe levantou voo e aterrissou à beira do lago.
– Obrigado Jack! – coaxou a colônia de rãs.
– Mas onde será que Milena se enfiou? – perguntou chumaço.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) O que Rana queria falar com as rãs na beira da lagoa?
R.
3) Por que as rãs tinham que sair da lagoa?
R.
4) Quem disse que o lago ficava longe demais da lagoa onde estavam?
R.
5) Por que Adolfo se preocupou com a distancia do lago?
R.
6) Quem decidiu ajudar as rãs?
R.
7) Como Jack decidiu ajudar as rãs?
R.
8) Como o Jack levou as rãs ate o lago?
R.
9) Por que as rãs mais gordinhas preferiram os gansos?
R.
Por Hélia Higa