Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um tamanduá-bandeira. Ele foi filmado no Parque do Espinilho, no oeste do Rio Grande do Sul, onde não aparecia há 130 anos. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A volta do tamanduá-bandeira – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A volta do tamanduá-bandeira – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A volta do tamanduá-bandeira – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O tamanduá-bandeira pode ter retornado ao Rio Grande do Sul
Um animal adulto foi filmado em área protegida no extremo oeste do estado, junto às fronteiras com o Uruguai e a Argentina
A lista de animais que apareceram após tidos como extintos tem mais um ilustre representante. Um tamanduá-bandeira foi filmado no Parque do Espinilho, no oeste do Rio Grande do Sul, onde não aparecia há 130 anos.
O flagra aconteceu em junho de 2023, graças a câmeras automáticas instaladas por ambientalistas que buscavam outros animais silvestres na unidade estadual de conservação.
Um dos responsáveis pelo registro, Fábio Mazim avalia que o animal tenha chegado ao estado sulista, devido a um trabalho de reintrodução da espécie feito pela Fundação Rewilding na região dos Esteros del Iberá, na Argentina.
“Esses animais estão adentrando o Rio Grande do Sul. No Uruguai, o tamanduá também já tinha sido extinto no mesmo período em que isso aconteceu aqui no Pampa brasileiro”, conta o zoólogo.
Outras imagens da espécie foram feitas na reserva, de julho a setembro. Mas não foi possível afirmar se era o mesmo ou outro tamanduá. “A única certeza é de que há ao menos um novo inquilino no parque”, diz o governo gaúcho.
Mamífero nativo da América do Sul, a espécie ganhou esse nome porque sua cauda parece uma bandeira. Alimenta-se de insetos, espalha nutrientes e aduba o solo das regiões onde ainda vive.
Sua redescoberta no estado mostra a importância das unidades de conservação para a biodiversidade e pesquisas. O feito será publicado num artigo científico, assinado por especialistas do Brasil, Argentina e Uruguai.
O Parque do Espinilho foi criado em 1975 e ampliado em 2002. Seus 1.617 hectares estão no município de Quaraí, a 600 km de Porto Alegre. […]
Com informações do Governo do Rio Grande do Sul.
Aldem Bourscheit.
Disponível em: <https://oeco.org.br/noticias/o-tamandua-bandeira-pode-ter-retornado-ao-rio-grande-do-sul/>. Publicado em: 04 de janeiro de 2024. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um resumo.
( ) uma notícia.
( ) um artigo de divulgação científica.
Questão 2 – Segundo o texto, “o flagra aconteceu em junho de 2023”. Qual flagra?
Questão 3 – Na passagem “[…] Fábio Mazim avalia que o animal tenha chegado ao estado sulista, devido a um trabalho de reintrodução da espécie […]”, a expressão grifada:
( ) introduz uma causa.
( ) inicia uma condição.
( ) aponta uma consequência.
Questão 4 – Identifique a finalidade do uso das aspas no quarto parágrafo do texto:
Questão 5 – Há uma comparação no segmento:
( ) “[…] sua cauda parece uma bandeira.”
( ) “Alimenta-se de insetos […]”
( ) “[…] e aduba o solo das regiões onde ainda vive.”
Questão 6 – O trecho “O feito será publicado num artigo científico, assinado por especialistas do Brasil, Argentina e Uruguai.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Observe:
“O Parque do Espinilho foi criado em 1975 e ampliado em 2002.”
O termo destacado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.