Início Série6º ano Interpretação de texto: A vitória do mais sabido – 6º ano

Interpretação de texto: A vitória do mais sabido – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a vitória do mais sabido. Havia uma lebre que vivia se gabando de sua agilidade e desafiando os animais para uma corrida… Nenhum deles atrevia-se a aceitar o desafio! Até que, certo dia, um bicho resolveu aceitar, pois não suportava mais aquele papo da lebre… Qual bicho? A tartaruga! Como será que terminou essa corrida, hein? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                               DATA:

PROF:                                                                                    TURMA:

NOME:

Leia:

A vitória do mais sabido

    Bem, todo mundo sabe como uma lebre é veloz, não é? Mas tinha uma que, além de veloz, era convencida como ela só. Vivia se gabando e desafiando todos os bichos para uma corrida.

    Ninguém ousava aceitar o desafio, até que a tartaruga, cansada de tanto papo, olhou bem para a lebre e disse:

    – Uma corrida contra a senhora? Eu topo!

    – Você?! – riu-se a lebre. – Ora, não se enxerga? Onde já se viu uma molenga como você meter-se à besta comigo?

    – Pois eu me meto, sim senhora. Vamos sair deste ponto, dar a volta na floresta e voltar de novo para cá. Daí, veremos quem é mais besta!

     – Feito! – aceitou a lebre.

    A bicharada toda cercou as duas. É claro que todos vieram para rir da tartaruga e foi o que fizeram quando começou a corrida. A lebre disparou feito uma bala e a tartaruga, lentamente, começou a andar no seu passinho de tartaruga: tic, tic, tic…

    A lebre disparou a correr. Mas no meio do caminho, resolveu dar uma paradinha.

    – Ora, que eu sou mesmo uma boba! Para que correr tanto assim? A tartaruga vai levar o dia inteiro se arrastando… Para que me cansar? Acho que vou tirar uma sonequinha… Descanso e, mais tarde, vou dando um passeiozinho até a linha de chegada. Coitada da tartaruga! Não vai estar nem na metade do caminho… coitada… zzzzzz…

    Pois a lebre pegou no sono. Dormiu e sonhou com a própria chegada. No seu sonho, imaginava estar sendo carregada em triunfo por todos os bichos, depois da fácil vitória contra a molenga da tartaruga…

    Enquanto isso, devagarzinho, a tartaruga foi indo, foi chegando, passou pela lebre adormecida e continuou seu caminho.

    E a lebre? Só acordou com o barulho da bicharada comemorando a vitória da tartaruga!

Disponível em: <http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma crônica.

 

Questão 2 – Identifique o fato que motivou a história “A vitória do mais sabido”:

(     ) a lebre menosprezou a capacidade da tartaruga.

(     ) a tartaruga venceu a corrida proposta pela lebre.

(     ) a tartaruga aceitou o desafio proposto pela lebre.

 

Questão 3 – A tartaruga aceitou o desafio da corrida porque:

(     ) queria meter-se à besta com a lebre.

(     ) não suportava mais aquele papo da lebre.

(     ) nenhum outro bicho tinha coragem de aceitar.

 

Questão 4 – No trecho “[…] além de veloz, era convencida como ela só.”, as palavras grifadas:

(     ) retomam a lebre.

(     ) apresentam a lebre.

(     ) caracterizam a lebre.

 

Questão 5 – Na parte “É claro que todos vieram para rir da tartaruga e foi o que fizeram quando começou a corrida.”, o termo grifado introduz:

(     ) a condição da presença dos bichos na hora da corrida.

(     ) a finalidade da presença dos bichos na hora da corrida.

(     ) a consequência da presença dos bichos na hora da corrida.

 

Questão 6 – Na passagem “A lebre disparou feito uma bala e a tartaruga […]”, a palavra destacada foi empregada para indicar:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 7 – Sublinhe, no período abaixo, os verbos que expressam as ações da lebre, durante a sua parada no meio do caminho:

“Pois a lebre pegou no sono. Dormiu e sonhou com a própria chegada.”

 

Questão 8 – No segmento “Enquanto isso, devagarzinho, a tartaruga foi indo […]”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) o meio com que a tartaruga foi indo.

(     ) o modo com que a tartaruga foi indo.

(     ) a intensidade com que a tartaruga foi indo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário