Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre uma tartaruga. Era uma vez uma tartaruga que tinha perdido a memória e não se lembrava do caminho de volta para sua casa. Estava perdida no bosque e chorava. Chorou tanto que o bosque começou a encharcar-se de lágrimas. Ficou curioso (a) para saber do desenrolar dessa história? Será que a tartaruga vai conseguir retornar à sua casa? Descubra lendo o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:
A tartaruga
Era uma vez uma tartaruga que tinha perdido a memória e não se lembrava do caminho de volta para sua casa. Estava perdida no bosque e chorava. Chorou tanto que o bosque começou a encharcar-se de lágrimas.
Isso ocasionou problemas para os anões do bosque, já que entrava água – lágrimas em suas casas.
Decididos a buscar a origem de tal “inundação”, saíram de suas casas para saber qual era o problema.
Logo encontraram a tartaruga chorando desesperadamente e lhe perguntaram:
– Tartaruga, por que você chora tanto?
– Eu perdi a memória e não sei como voltar para minha casa.
Os anões tiveram uma ideia. Colocaram umas ervas mágicas dentro da couraça da tartaruga e lhe disseram:
– Cada vez que você quiser saber o que deve fazer, ponha a cabeça para dentro da couraça cheia de ervas mágicas e comece a pensar. Verá que funciona muito bem!
A tartaruga assim o fez: pôs a cabeça dentro da couraça, olhou as ervas e pensou:
– Qual é o caminho para eu voltar para casa?
A seguir, adotou uma postura pensativa e disse:
– Ah! Já me recordo, tenho que subir esta montanha e descer pela margem do riacho.
A tartaruga espichou o pescoço, pôs a cabeça para fora da couraça, agradeceu aos anões e foi-se embora para sua casa. […]
A partir daquele momento, a tartaruga aprendeu o que deveria fazer sempre quando não se lembrasse de algo. Colocaria a cabeça dentro da couraça, pensaria e decidiria.
Autor desconhecido. “Aprendendo valores éticos”. FAGUNDES, Márcia Botelho. Autêntica. 2001. p. 65.
Questões
Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história “A tartaruga”:
( ) os anões do bosque ajudaram a tartaruga com umas ervas mágicas.
( ) a tartaruga perdeu a memória e não se recordava do caminho de sua casa.
( ) a tartaruga chorou tanto que “inundou” com as lágrimas o bosque dos anões.
Questão 2 – Na passagem “Chorou tanto que o bosque começou a encharcar-se de lágrimas.”, o vocábulo grifado introduz:
( ) a causa de a tartaruga chorar tanto.
( ) a finalidade de a tartaruga chorar tanto.
( ) a consequência de a tartaruga chorar tanto.
Questão 3 – Na parte “Logo encontraram a tartaruga chorando desesperadamente […]”, o termo destacado foi empregado para exprimir:
( ) o lugar em que a tartaruga chorava.
( ) o modo com que a tartaruga chorava.
( ) a intensidade com que a tartaruga chorava.
Questão 4 – Em “[…] ponha a cabeça para dentro da couraça cheia de ervas mágicas e comece a pensar.”, os anões do bosque:
( ) orientam a tartaruga.
( ) fazem um apelo à tartaruga.
( ) dão uma sugestão à tartaruga.
Questão 5 – Na oração “[…] tenho que subir esta montanha […]”, a expressão sublinhada indica:
( ) um desejo.
( ) uma hipótese.
( ) uma necessidade.
Questão 6 – A tartaruga resolveu o seu problema quando:
( ) “adotou uma postura pensativa”.
( ) “espichou o pescoço”.
( ) “pôs a cabeça para fora da couraça”.
Questão 7 – Podemos afirmar que o texto tem a intenção de:
( ) fazer refletir.
( ) expor uma crítica.
( ) noticiar uma descoberta.
Questão 8 – Os travessões foram usados na história para:
( ) anunciar as falas dos personagens.
( ) assinalar o início das falas dos personagens.
( ) indicar uma pausa nas falas dos personagens.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.