Início Série7º ano Interpretação de texto: A tartaruga – 7º ano

Interpretação de texto: A tartaruga – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre uma tartaruga. Era uma vez uma tartaruga que tinha perdido a memória e não se lembrava do caminho de volta para sua casa. Estava perdida no bosque e chorava. Chorou tanto que o bosque começou a encharcar-se de lágrimas. Ficou curioso (a) para saber do desenrolar dessa história? Será que a tartaruga vai conseguir retornar à sua casa? Descubra lendo o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                             DATA:

PROF:                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

A tartaruga

    Era uma vez uma tartaruga que tinha perdido a memória e não se lembrava do caminho de volta para sua casa. Estava perdida no bosque e chorava. Chorou tanto que o bosque começou a encharcar-se de lágrimas.

    Isso ocasionou problemas para os anões do bosque, já que entrava água – lágrimas em suas casas.

    Decididos a buscar a origem de tal “inundação”, saíram de suas casas para saber qual era o problema.

    Logo encontraram a tartaruga chorando desesperadamente e lhe perguntaram:

     – Tartaruga, por que você chora tanto?

    – Eu perdi a memória e não sei como voltar para minha casa.

    Os anões tiveram uma ideia. Colocaram umas ervas mágicas dentro da couraça da tartaruga e lhe disseram:

    – Cada vez que você quiser saber o que deve fazer, ponha a cabeça para dentro da couraça cheia de ervas mágicas e comece a pensar. Verá que funciona muito bem!

     A tartaruga assim o fez: pôs a cabeça dentro da couraça, olhou as ervas e pensou:

    – Qual é o caminho para eu voltar para casa?

    A seguir, adotou uma postura pensativa e disse:

    – Ah! Já me recordo, tenho que subir esta montanha e descer pela margem do riacho.

    A tartaruga espichou o pescoço, pôs a cabeça para fora da couraça, agradeceu aos anões e foi-se embora para sua casa. […]

    A partir daquele momento, a tartaruga aprendeu o que deveria fazer sempre quando não se lembrasse de algo. Colocaria a cabeça dentro da couraça, pensaria e decidiria.

Autor desconhecido. “Aprendendo valores éticos”. FAGUNDES, Márcia Botelho. Autêntica. 2001. p. 65.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história “A tartaruga”:

(     ) os anões do bosque ajudaram a tartaruga com umas ervas mágicas.

(     ) a tartaruga perdeu a memória e não se recordava do caminho de sua casa.

(     ) a tartaruga chorou tanto que “inundou” com as lágrimas o bosque dos anões.

 

Questão 2 – Na passagem “Chorou tanto que o bosque começou a encharcar-se de lágrimas.”, o vocábulo grifado introduz:

(     ) a causa de a tartaruga chorar tanto.

(     ) a finalidade de a tartaruga chorar tanto.

(     ) a consequência de a tartaruga chorar tanto.

 

Questão 3 – Na parte “Logo encontraram a tartaruga chorando desesperadamente […]”, o termo destacado foi empregado para exprimir:

(     ) o lugar em que a tartaruga chorava.

(     ) o modo com que a tartaruga chorava.

(     ) a intensidade com que a tartaruga chorava.

 

Questão 4 – Em “[…] ponha a cabeça para dentro da couraça cheia de ervas mágicas e comece a pensar.”, os anões do bosque:

(     ) orientam a tartaruga.

(     ) fazem um apelo à tartaruga.

(     ) dão uma sugestão à tartaruga.

 

Questão 5 – Na oração “[…] tenho que subir esta montanha […]”, a expressão sublinhada indica:

(     ) um desejo.

(     ) uma hipótese.

(     ) uma necessidade.

 

Questão 6 – A tartaruga resolveu o seu problema quando:

(     ) “adotou uma postura pensativa”.

(     ) “espichou o pescoço”.

(     ) “pôs a cabeça para fora da couraça”.

 

Questão 7 – Podemos afirmar que o texto tem a intenção de:

(     ) fazer refletir.

(     ) expor uma crítica.

(     ) noticiar uma descoberta.

 

Questão 8 – Os travessões foram usados na história para:

(     ) anunciar as falas dos personagens.

(     ) assinalar o início das falas dos personagens.

(     ) indicar uma pausa nas falas dos personagens.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário