Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre “A raposa e o tigre”. Um tigre agarrou uma raposa na floresta e decidiu matá-la no almoço. Porém, para não ser devorada pelo tigre, a raposa usou de sua esperteza… Será que deu certo? Será que ela sobreviveu? Ficou curioso (a) para saber o desenrolar dessa história? Então, leia com atenção o texto e, depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: A raposa e o tigre – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A raposa e o tigre – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A raposa e o tigre – 6º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A raposa e o tigre
Um tigre agarrou uma raposa na floresta e decidiu matá-la no almoço. A raposa, muito esperta, disse ao tigre:
– Se eu fosse você, não me comeria. Sou uma enviada do Imperador do Céu para ser o rei dos animais. Ele vai ficar muito desgostoso ao saber que você me matou por causa de uma simples refeição.
O tigre exclamou:
– Ah, é?!
– Se duvida do que eu estou dizendo, vem atrás de mim, vamos passear na floresta. Vai notar que os animais ficarão aterrorizados ao me verem.
O tigre aceitou a proposta.
Os dois foram para a floresta, a raposa na frente, o tigre logo atrás. Em pânico, todos os animais fugiram. O tigre ficou espantado. Ele não percebeu que os animais fugiram dele, e não da raposa.
Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz. “Fábulas chinesas”. Porto Alegre: L&PM, 2012. p. 39.
Questões
Questão 1 – O texto lido é:
( ) um conto
( ) uma fábula
( ) uma notícia
Questão 2 – A história “A raposa e o tigre” acontece porque:
( ) o tigre decidiu matar a raposa.
( ) a raposa conseguiu enganar o tigre.
( ) todos os animais da floresta fugiram da raposa.
Questão 3 – Quem conta a história?
( ) o tigre
( ) a raposa
( ) o narrador
Questão 4 – Na passagem “- Se eu fosse você, não me comeria.”, a raposa:
( ) busca dissuadir o tigre.
( ) emite uma ordem ao tigre.
( ) exprime um desejo ao tigre.
Questão 5 – No trecho “Ele vai ficar muito desgostoso […]”, o vocábulo “Ele” refere-se:
( ) ao tigre.
( ) ao Imperador do Céu.
( ) ao rei dos animais.
Questão 6 – No período “Vai notar que os animais ficarão aterrorizados ao me verem.”, a expressão sublinhada expressa:
( ) um fato que acontecerá.
( ) um fato que possivelmente acontecerá.
( ) um fato que improvavelmente acontecerá.
Questão 7 – Na parte “Em pânico, todos os animais fugiram.”, a expressão “Em pânico” foi usada no texto para indicar:
( ) o lugar em que todos os animais fugiram.
( ) o modo com que todos os animais fugiram.
( ) o tempo com que todos os animais fugiram.
Questão 8 – Os travessões desempenham a função de:
( ) destacar as partes principais da história.
( ) separar as frases explicativas da história.
( ) introduzir as falas do personagens da história.
Questão 9 – Na frase “[…] – Se duvida do que eu estou dizendo, vem atrás de mim […]”, o verbo “vem” está na linguagem:
( ) culta
( ) informal
( ) regional
Questão 10 – Podemos concluir que, para não ser devorada pelo tigre, a raposa usou de:
( ) sua astúcia.
( ) sua paciência.
( ) sua persistência.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.