Início Série2º ano Interpretação de texto: A raposa e o galo – 2º ou 3º ano

Interpretação de texto: A raposa e o galo – 2º ou 3º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto, voltada para alunos do segundo ou terceiro ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto “A raposa e o galo”.

    Esta interpretação de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

A raposa e o galo

        Fugindo de uma raposa, as galinhas e o galo subiram na árvore. Como a raposa não poderia alcançá-los lá de baixo, cautelosamente disse ao galo:

        – Vocês podem descer traquilamente, que agora se decidiu fazer a paz universal entre todas as aves e animais; portanto, desçam aqui e vamos festejar juntos este dia!

        O galo entendeu logo que se tratava de um ardil; mas com dissimulação respondeu:

        – Esta novidade por certo é ótima e alegre, mas estou vendo três cães chegando. Vamos esperar por eles e então desceremos para comemorar todos juntos.

        Porém a raposa, sem mais esperar, deu meia-volta dizendo:

        – Bem, eu temo que eles ainda não saibam das novidades e me matem.

        E assim a raposa foi embora bem depressa e as galinhas e o galo puderam descer, seguros.

Moral: Contra esperteza, esperteza e meia.

FONTAINE, Jean de La. Fábulas de Esopo. In: BRAGA, Teófilo. Contos tradicionais do povo português. Lisboa: Moderna Editora Lavores. 1996.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3) Quais são os personagens principais da história?

R:

 

4) Como as galinhas e o galo fizeram para fugir da raposa?

R:

 

5) O que a raposa fez para tentar fazer o galo e as galinhas descerem da árvore?

R:

 

6) Qual foi a reação do galo?

R:

 

7) Pesquise no dicionário o significado das palavras abaixo e em seguida crie uma frase para cada palavra:

a) Cautelosamente:

R:

b) Ardil:

R:

c) Dissimulação:

R:

 

Por ACESSABER

1 comentário

Luiz Humberto de Carvalho Cotrim 2 de março - 17:37

Muito bem elaborado as atividades.

Responder

Deixe um Comentário