Atividade de interpretação de texto, voltada para alunos do segundo ou terceiro ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto “A raposa e o galo”.
Esta interpretação de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A raposa e o galo – 2º ou 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A raposa e o galo – 2º ou 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A raposa e o galo – 2º ou 3º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A raposa e o galo
Fugindo de uma raposa, as galinhas e o galo subiram na árvore. Como a raposa não poderia alcançá-los lá de baixo, cautelosamente disse ao galo:
– Vocês podem descer traquilamente, que agora se decidiu fazer a paz universal entre todas as aves e animais; portanto, desçam aqui e vamos festejar juntos este dia!
O galo entendeu logo que se tratava de um ardil; mas com dissimulação respondeu:
– Esta novidade por certo é ótima e alegre, mas estou vendo três cães chegando. Vamos esperar por eles e então desceremos para comemorar todos juntos.
Porém a raposa, sem mais esperar, deu meia-volta dizendo:
– Bem, eu temo que eles ainda não saibam das novidades e me matem.
E assim a raposa foi embora bem depressa e as galinhas e o galo puderam descer, seguros.
Moral: Contra esperteza, esperteza e meia.
FONTAINE, Jean de La. Fábulas de Esopo. In: BRAGA, Teófilo. Contos tradicionais do povo português. Lisboa: Moderna Editora Lavores. 1996.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Quantos parágrafos há no texto?
R:
3) Quais são os personagens principais da história?
R:
4) Como as galinhas e o galo fizeram para fugir da raposa?
R:
5) O que a raposa fez para tentar fazer o galo e as galinhas descerem da árvore?
R:
6) Qual foi a reação do galo?
R:
7) Pesquise no dicionário o significado das palavras abaixo e em seguida crie uma frase para cada palavra:
a) Cautelosamente:
R:
b) Ardil:
R:
c) Dissimulação:
R:
Por ACESSABER
1 comentário
Muito bem elaborado as atividades.