Interpretação de texto: A raposa e o corvo – 5º ano

     Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a raposa e o corvo. Segundo a história, o corvo estava no alto de uma árvore com um belo pedaço de queijo no bico. Até que apareceu a raposa… Faminta como estava, teve uma ideia para pegar aquele apetitoso queijo… Que ideia foi essa, hein? Será que deu certo? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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A raposa e o corvo

    Era uma manhã quente e o corvo estava descansando no alto de um ramo de azinheira (tipo de carvalho). Sentia-se muito bem à sombra, e tinha no bico um belo pedaço de queijo. Como estava contente!

    — Ah, isso é que é vida! — dizia, regozijando-se. Piscava os olhos com deleite e franzia o nariz para poder, desse modo, cheirar melhor o saboroso manjar.

    Entretanto, uma raposa estava ao pé da azinheira. Cheia de fome, ficava imaginando uma forma de roubar o queijo. Hum! Como cheirava bem! Seu aroma era irresistível. Conhecia bem o ponto fraco do outro e, por isso, teve uma ideia.

    — Oh, amigo corvo! — disse. Há quanto tempo não o ouço cantar! Que é que se passa? Não me diga que perdeu a bela voz?

    — Não, claro que não! Espere um pouco que já lhe mostro, amiga raposa!

    O corvo, levado pela sua vaidade, abriu o bico, pois de outra forma não conseguiria cantar. E, nesse mesmo instante, o queijo escapou e caiu no chão. A raposa, que se encontrava bem atenta, apoderou-se do suculento num abrir e fechar de olhos, dizendo:

    — Estas são as consequências de dar ouvidos aos elogios, amigo corvo!

    A raposa foi-se embora tranquilamente, sem sequer olhar para trás. Enquanto o corvo, no lugar que ocupava, dava saltos de indignação. Veja você o que pode fazer um elogio no momento oportuno.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2000-11-08/a-raposa-e-o-corvo.htm>.

 

Questões

Questão 1 – O texto sobre a raposa e o corvo é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – Na passagem “Sentia-se muito bem à sombra, e tinha no bico um belo pedaço de queijo.”, o narrador refere-se:

 

 

Questão 3 – Na parte “Piscava os olhos com deleite […]”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Em “Como cheirava bem!”, a palavra destacada foi usada para:

(     ) comparar.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 5 – Segundo o narrador, a raposa, desejosa de ter o queijo, teve uma ideia porque:

(     ) estava com muita fome.

(     ) sabia bem do ponto fraco do corvo.

(     ) estava ao pé da árvore onde descansava o corvo.

 

Questão 6 – Sublinhe o termo que retoma o corvo neste segmento do texto:

“Há quanto tempo não o ouço cantar!”

 

Questão 7 – Releia este fragmento do texto:

“O corvo, levado pela sua vaidade, abriu o bico, pois de outra forma não conseguiria cantar.”

 O fato grifado é:

(     ) a causa do fato anterior.

(     ) a finalidade do fato anterior.

(     ) a consequência do fato anterior.

 

Questão 8 – Os parênteses contêm:

(     ) um exemplo.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 9 – No último parágrafo da história, há um comentário do narrador. Identifique-o:

(     ) “A raposa foi-se embora tranquilamente, sem sequer olhar para trás.”

(     ) “Enquanto o corvo, no lugar que ocupava, dava saltos de indignação.”

(     ) “Veja você o que pode fazer um elogio no momento oportuno.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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