Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre um grande samurai que vivia perto de Tóquio, capital do Japão. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. Trata-se de um texto reflexivo, intitulado “A quem pertence?”! Vamos lê-lo? Depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A quem pertence – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A quem pertence – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A quem pertence – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A quem pertence?
Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que se dedicava a ensinar zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.
O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se. Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.
— Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?
— A quem tentou entregá-lo. — respondeu um dos discípulos.
— O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.
A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir…
Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Segundo o narrador da história, um guerreiro foi ao encontro do grande samurai que vivia perto de Tóquio. Por quê?
( ) Porque o guerreiro não tinha nenhum escrúpulo.
( ) Porque o guerreiro desejava vencer o samurai e aumentar a própria fama.
( ) Porque o guerreiro sabia que o samurai, apesar de idoso, poderia derrotar qualquer um.
Questão 2 – No segmento “O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.”, o vocábulo “lo” retoma:
( ) “O velho”.
( ) “o desafio”.
( ) “o jovem”.
Questão 3 – Sublinhe os verbos neste trecho:
“Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.”
Questão 4 – Os verbos sublinhados anteriormente expressam:
( ) ações.
( ) estados.
( ) características.
Questão 5 – No período “Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.”, o termo destacado exprime:
( ) um fato que conclui outro.
( ) um fato que justifica outro.
( ) um fato que se contrasta com outro.
Questão 6 – Na passagem “Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.”, a palavra grifada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Em “— Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?”, o travessão:
( ) anuncia a fala do mestre.
( ) assinala o início da fala do mestre.
( ) sugere a continuidade da fala do mestre.
Questão 8 – Releia este fragmento do texto:
“A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir…”
Nesse fragmento do texto, o autor:
( ) dá um ensinamento.
( ) faz uma advertência.
( ) aponta uma possibilidade.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
6 comentários
legal a atitude de vcs
Oi, Erick!
Ficamos muito contentes com o seu comentário!
Agradecemos a presença!
Volte sempre!
Denyse
Sou grata pelo trabalho lindo que vocês disponibilizam neste site. Todos de parabéns! Muito obrigada.
Olá, Cleide!
Suas palavras nos motivam demasiadamente! Muito obrigada por registrá-las!
Volte sempre!
Denyse
O ACESSO AO SABER TRAZ CONTEÚDOS MARAVILHOSOS E FÁCEIS DE TRABALHAR COM POSSIBILIDADES DE SEREM COMPLEMENTADOS OU MODIFICADOS PARA MELHOR ATENDER NOSSOS ALUNOS. SÃO MUITO BEM ELABORADOS COM ÓTIMOS RECURSOS PEDAGÓGICOS, PARABÉNS.
Olá, Mauro!
Ficamos imensamente felizes com a sua avaliação tão positiva do nosso trabalho!
Muito obrigada pelo presença e pelo valioso comentário!
Volte sempre!
Denyse