Início Série5º ano Interpretação de texto: A quadrilha – 5º ano

Interpretação de texto: A quadrilha – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a quadrilha. Uma quadrilha inteira de bandidos, sob o comando do grande cão Dogo, semeava o terror por entre os pobres vizinhos. Vamos descobrir o desenrolar dessa história? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A quadrilha

    A Zoolândia tinha sido uma povoação muito pacífica e agradável para se viver. Mas, de algum tempo para cá, as coisas tinham mudado. Uma quadrilha inteira de bandidos, sob o comando do grande cão Dogo, semeava o terror por entre os pobres vizinhos. Nenhum cofre lhes resistia, e andar pela rua sozinho à noite era uma autêntica temeridade, pois esses facínoras atacavam o primeiro que encontrassem pela frente.

    O hipopótamo, valente e bonachão, não queria ser contagiado pelo pânico que afetava seus vizinhos. Continuava a fazer a sua vida de sempre. Tinha acabado de montar uma mercearia, repleta de todos os artigos.

    Sentado à porta, tomando o sol da manhã, estava lendo tranquilamente o seu jornal. De repente, Dogo e seus comparsas apareceram e o obrigaram a entrar na loja. Estavam mascarados e armados.

    — Dê-nos todo o dinheiro que há em caixa, ou será um hipopótamo morto! — ameaçou o feroz Dogo.

    O dono da loja obedeceu e entregou-lhes trinta notas das grandes. Ufa! Era a sua ruína, mas não era por isso que perderia sua calma e o seu equilíbrio.

    Dogo e seus sequazes lançaram-se em tropel para a saída. Quando iam mesmo atravessar a porta, sentiram uma apertada rede cair sobre eles, imobilizando-os.

    — Céus! Uma rede! Fomos apanhados! — exclamou Dogo.

    Um grupo de filhotes, autores da magnífica captura, riam um pouco mais à frente.

    — Que sucesso, companheiros! Os policiais não foram capazes de prendê-los e nós conseguimos! — exclamou aquele que parecia ser o chefe.

    Durante muito tempo, falou-se na Zoolândia da façanha dos pequenos que, obviamente, eram todos filhotes de leão.

 

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-04-29/a-quadrilha.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Segundo a história, a Zoolândia já não era mais pacífica. Transcreva o motivo:

 

 

Questão 2 – Na passagem “[…] esses facínoras atacavam o primeiro que encontrassem pela frente.”, a expressão destacada:

(     ) chama os bandidos.

(     ) retoma os bandidos.

(     ) apresenta os bandidos.

 

Questão 3 – Em “O hipopótamo, valente e bonachão, não queria ser contagiado pelo pânico que afetava seus vizinhos.”, o trecho grifado é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Em “Sentado à porta, tomando o sol da manhã, estava lendo tranquilamente o seu jornal.”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) intensidade.

 

Questão 5 – Observe:

 

“De repente, Dogo e seus comparsas apareceram e o obrigaram a entrar na loja.”

 

O termo “e” indica que as ações de Dogo e seus comparsas:

(     ) se opõem.

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

 

Questão 6 – No segmento “Dogo e seus sequazes lançaram-se em tropel para a saída.”, a palavra destacada quer dizer:

(     ) “líderes”.

(     ) “amigos”.

(     ) “capangas”.

 

Questão 7 – A história termina quando:

(     ) os bandidos saem correndo da loja.

(     ) um grupo de filhotes de leão captura os bandidos.

(     ) o hipopótamo entrega todo o seu dinheiro aos bandidos.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário