Início Série5º ano Interpretação de texto: A ovelhinha dorminhoca – 5º ano

Interpretação de texto: A ovelhinha dorminhoca – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a ovelhinha dorminhoca. Dorminhoca era uma ovelhinha que fazia parte de um rebanho numeroso. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

A ovelhinha dorminhoca

    Dorminhoca era uma ovelhinha que fazia parte de um rebanho numeroso. As montanhas rodeavam a bela aldeiazinha onde Dorminhoca e suas companheiras tinham seu estábulo.

    Todos os dias as ovelhas saíam a pastar nas montanhas e regressavam à aldeia pouco antes do pôr do sol. Dorminhoca tinha recebido esse apelido de suas companheiras porque, sempre que acabava de comer sua ração de pasto ao meio-dia, procurava uma sombra e lá ficava a roncar. Além disso, ressonava com muita força e incomodava suas companheiras, que ainda precisavam acordá-la à hora de regressar ao estábulo. Um dia, elas resolveram dar-lhe uma lição.

    — Hoje não chamaremos a Dorminhoca. — disse a líder do rebanho. Quando acordar e não vir ninguém, vai levar um belo susto. Assim aprenderá a deixar o sono para a noite e a resolver seus problemas sozinha.

    De fato, assim foi. Depois de comer, Dorminhoca procurou a sombra protetora de uma árvore e, ao fim de poucos instantes, roncava a todo o vapor.

    À hora de sempre, suas companheiras retornaram à aldeia sem acordá-la. Dorminhoca continuou dormindo e, quando acordou, já estava quase escuro. Sentiu-se muito assustada, porque os lobos já começavam a uivar nas montanhas. Regressou à aldeia em disparada.

    Já no estábulo, a salvo, foi repreendida severamente por suas companheiras.

    — Veja se, de agora em diante, nenhuma de nós tenha de servir de “despertador” para você. Esperamos que tenha aprendido a lição. —  disse-lhe uma delas.

    Dorminhoca nunca mais voltou a merecer esse nome, pois compreendeu que não tinha agido bem com suas companheiras.

Disponível em:<https://metaforas.com.br/infantis/2018-07-08/a-ovelhinha-dorminhoca.htm>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – No segmento “Dorminhoca era uma ovelhinha que fazia parte de um rebanho numeroso.”, o narrador:

(     ) apresenta a Dorminhoca.

(     ) caracteriza a Dorminhoca.

(     ) expõe uma opinião sobre a Dorminhoca.

 

Questão 2 – No trecho “Além disso, ressonava com muita força e incomodava suas companheiras […]”, o narrador revela ações:

(     ) efêmeras da Dorminhoca.

(     ) contínuas da Dorminhoca.

(     ) esporádicas da Dorminhoca.

 

Questão 3 – Na parte “Um dia, elas resolveram dar-lhe uma lição.”, o termo destacado foi empregado para se referir:

 

 

Questão 4 – Em “— Hoje não chamaremos a Dorminhoca.”, o travessão:

(     ) anuncia a fala da líder do rebanho.

(     ) marca o começo da fala da líder do rebanho.

(     ) assinala uma pausa na fala da líder do rebanho.

 

Questão 5 – Identifique o motivo de Dorminhoca ter se sentido muito assustada:

(     ) “suas companheiras retornaram à aldeia sem acordá-la”.

(     ) “[…] continuou dormindo e, quando acordou, já estava quase escuro”.

(     ) “os lobos já começavam a uivar nas montanhas”.

 

Questão 6 – O verbo, que compõe o fragmento “Regressou à aldeia em disparada.”, poderia ser substituído por:

(     ) “Foi”.

(     ) “Correu”.

(     ) “Voltou”.

 

Questão 7 – Na passagem “Já no estábulo, a salvo, foi repreendida severamente por suas companheiras.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – A história sobre a ovelhinha dorminhoca tem a intenção de:

(     ) divulgar uma descoberta.

(     ) transmitir um ensinamento.

(     ) contar a origem de alguma coisa.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário