Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: A mentira de Cristina, a pequena borboleta.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: A mentira de Cristina, a pequena borboleta – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A mentira de Cristina, a pequena borboleta – 4º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A mentira de Cristina, a pequena borboleta – 4º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A mentira de Cristina, a pequena borboleta
Cristina, uma borboletinha amarela, vivia se metendo em confusão. Ela morava com sua mãe em um lindo bosque, próximo a uma grande floresta. Na véspera de natal, Amélia pediu a filha:
– Cristina! Por favor, vá até o canteiro natural que existe na entrada da floresta buscar algumas pétalas de flor para enfeitarmos a mesa. Mas cuidado! Não entre na floresta, é proibido, e você sabe o quanto é perigoso.
A pequena borboleta saiu voando, feliz. No meio do caminho, encontrou Juquinha, um esquilo muito simpático e seu melhor amigo. Ela o convida para ir apanhar algumas pétalas de flor na floresta.
– Na floresta? Mas isso é perigoso, e sua mãe jamais deixaria. Eu duvido! – disse o esquilo.
– Mas é verdade. Venha comigo e eu lhe mostrarei – respondeu Cristina com ar de superioridade.
Os dois seguiram, brincando pelo caminho. Chegando à entrada da floresta, Cristina criou coragem e entrou. De repente, ouviu um barulho. Era Oscar, um beija-flor, que se ofereceu para ajudar. Cristina seguiu o beija-flor, que a guiou até bem longe, na floresta, e depois sumiu. A borboletinha estava sozinha e desamparada! Depois de algum tempo, o beija-flor apareceu novamente. Ele passou voando velozmente, e Cristina conseguiu ir voando atrás dele… Até que encontrou sua mãe! Cristina perguntou onde eles estavam.
– Na entrada da floresta, Cristina. O beija-flor Oscar a trouxe de volta porque ele é meu amigo e viu o que você estava fazendo, contrariando recomendações. Ele decidiu agir assim para você aprender a ouvir a sua mãe!
– Cristina, a floresta é perigosa, e você está sempre se metendo em confusão, como eu soube. Não faça mais isso! Obedeça sempre sua mãe, que tem experiência de vida e sabe o que diz – advertiu Oscar.
Envergonhada, a borboletinha pediu desculpas e prometeu nunca mais desobedecer.
Questões
1) Qual o título do texto?
R.
2) Onde morava Cristina?
R.
3) O que a mãe de Cristina pediu a ela?
R.
4) Qual a recomendação que a mamãe da borboletinha dá a ela?
R.
5) Cristina obedece a ordem de sua mãe?
R.
6) Quem era o beija-flor Oscar?
R.
Por Camila Farias.