Início Atividades Interpretação de texto: A Mata Atlântica – 1º ano do ensino médio

Interpretação de texto: A Mata Atlântica – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, “Mata Atlântica”, direcionada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O texto integra o site da importante organização não-governamental “SOS Mata Atlântica”.

    Faça o download desta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia:

A Mata Atlântica

    A Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km2 e estendia-se originalmente ao longo de 17 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí). Mata Atlantica

    Hoje, restam 8,5 % de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%.

    Essa floresta é um Hotspot mundial, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. A composição original da Mata Atlântica é um mosaico de vegetações definidas como florestas ombrófilas densa, aberta e mista; florestas estacionais decidual e semidecidual; campos de altitude, mangues e restingas.

    Vive na Mata Atlântica atualmente quase 72% da população brasileira, com base nas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2014. São mais de 145 milhões de habitantes em 3.429 municípios, que correspondem a 61% dos existentes no Brasil. Destes, 2.481 municípios possuem a totalidade dos seus territórios no bioma e mais 948 municípios estão parcialmente inclusos, conforme dados extraídos da malha municipal do IBGE (2010).

    O Projeto de Lei da Mata Atlântica, que regulamenta o uso e a exploração de seus remanescentes florestais e recursos naturais, tramitou por 14 anos no Congresso Nacional e foi finalmente sancionado pelo presidente Lula em dezembro de 2006.

    O Brasil já tem mais de 1.100 RPPNs reconhecidas, sendo que mais de 760 delas estão na Mata Atlântica. Das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 ocorrem na Mata Atlântica.

Disponível em: https://www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica

 

Questões

Questão 1 – Leia as seguintes afirmações sobre o texto:

I. Apresenta-se a dimensão territorial da Mata Atlântica.

II. Retrata-se a Mata Atlântica, por meio de números.

III. Mais da metade das espécies de animais, ameaçadas de extinção no Brasil, vive na Mata Atlântica.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I

b) II

c) I e II

d) I, II e III

 

Questão 2 – Relacione:

Passagens do texto:

  1. “Hoje, restam 8,5 % de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que […]”.
  2. “Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente […]”.
  3. “[…] Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas […]”.
  4. “O Brasil já tem mais de 1.100 RPPNs reconhecidas, sendo que mais de 760 delas […]”.
  5. “O Projeto de Lei da Mata Atlântica, que regulamenta o uso e a exploração de seus remanescentes florestais e recursos naturais, tramitou […]”.

Justificativas para o emprego da vírgula:

____ Antes de gerúndio.

____ Inserção de explicação.

____ Inversão na ordem dos termos.

____ Isolamento de expressão adverbial

____ Enumeração de elementos.

 

Questão 3 – Observe:

“Essa floresta é um Hotspot mundial, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta […]”.

A expressão conectiva “ou seja” nesse trecho sinaliza uma:

a) adversidade.

b) conformidade.

c) explicação.

d) conclusão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

1 comentário

Joaquim Guimarães 6 de maio - 19:36

Que riqueza de texto! Precisamos disseminar as relevantes ações sociais em prol do meio ambiente!

Responder

Deixe um Comentário