Início Série5º ano Interpretação de texto: A lesma e o caracol – 5º ano

Interpretação de texto: A lesma e o caracol – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a lesma e o caracol.  Por que eles andam devagar, hein? Vamos descobrir? Então, leia o interessante texto explicativo! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Por que a lesma e o caracol andam devagar?

    Todo mundo sabe que, com eles, não há pressa. Tanto é que quando alguém anda ou faz algo muito vagarosamente ganha logo o apelido de “lesma” ou “caracol”.  Mas você já se perguntou por que esses animais andam assim, tão devagarzinho?

    As lesmas e os caracóis deslocam-se vagarosamente porque seu movimento depende da ação de feixes musculares – ou, em outras palavras, de fibras musculares –, que se distendem e se contraem. Esses feixes musculares estão localizados na sola do pé desses animais.

    Talvez você nunca tenha reparado, mas uma importante característica dos moluscos é o seu… Pé. Sim, esses bichos também têm pé: uma estrutura na qual eles se apoiam e se deslocam, cuja forma está quase sempre posicionada ao ambiente onde esses animais são encontrados. O pé das lesmas e dos caracóis, por exemplo, apresenta uma sola larga, para que esses moluscos possam se fixar ou se locomover sobre as mais diferentes superfícies, como muros, folhas, galhos, troncos de árvores e, até mesmo, áreas lisas.

    Pois bem! Nos pés das lesmas e dos caracóis, encontramos feixes musculares que são mais moles, mais frouxos, e que se contraem e se distendem de um modo vagaroso, de uma ponta a outra do pé. Ao se contrair e se distender, esses feixes musculares acabam vencendo a força adesiva exercida pela sola do pé desses animais sobre a superfície onde eles se encontram. Assim, ajudam as lesmas e os caracóis a se locomoverem.

    Muitos dos feixes musculares das lesmas e dos caracóis apenas podem se contrair e se distender sob a pressão do sangue desses animais, que, curiosamente, não é vermelho como o nosso, mas tem uma cor clara, por conter pigmentos com cobre.

    A movimentação desses animais, no entanto, também é facilitada por uma substância que os próprios moluscos produzem. Dentro do pé das lesmas e dos caracóis, encontramos uma glândula, responsável por produzir um muco. Esse muco é que facilita o andar desses animais. Com ele, o deslizamento se torna mais fácil, embora continue lento. Mas não se deixe enganar por essa baixa velocidade. Para você ter uma ideia, as lesmas e os caracóis são capazes de fugir do terrário – o locam onde os cientistas os deixam no laboratório –, logo que encontram qualquer abertura por onde possam passar, e muitas vezes os pesquisadores nem percebem. […]

 

Norma Salgado.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 192.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Mas você já se perguntou por que esses animais andam assim, tão devagarzinho?”, a que animais o texto se refere?

 

Questão 2 – No trecho “As lesmas e os caracóis deslocam-se vagarosamente porque seu movimento depende da ação de feixes musculares […]”, o vocábulo sublinhado expressa:

(     ) o modo com que as lesmas e os caracóis se deslocam.

(     ) o tempo com que as lesmas e os caracóis se deslocam.

(     ) a intensidade com que as lesmas e os caracóis se deslocam.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] encontramos feixes musculares que são mais moles, mais frouxos […]”, a parte destacada é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Grife a seguir a expressão que indica finalidade:

“O pé das lesmas e dos caracóis, por exemplo, apresenta uma sola larga, para que esses moluscos possam se fixar ou se locomover […]”

 

Questão 5 – Por que, segundo o texto, o sangue das lesmas e dos caracóis tem a cor clara?

 

Questão 6 – De acordo com a autora do texto, há uma substância que facilita a movimentação das lesmas e dos caracóis. Que substância é essa?

 

Questão 7 – Aponte um dos segmentos em que a autora conversa diretamente com o leitor:

(     ) “Esses feixes musculares estão localizados na sola do pé desses animais.”

(     ) “Assim, ajudam as lesmas e os caracóis a se locomoverem.”

(     ) “Mas não se deixe enganar por essa baixa velocidade.”

 

Questão 8 – O texto sobre a lesma e o caracol tem o objetivo de:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) dar uma orientação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário