Início Série5º ano Interpretação de texto: A lebre da Páscoa – 5º ano

Interpretação de texto: A lebre da Páscoa – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a lebre da Páscoa. A lebre estava muito preocupada. Por que será, hein? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção a fábula! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

A lebre da Páscoa

    A lebre estava muito preocupada. Aproximava-se a Páscoa e tinha muito que fazer. Seu trabalho consistia em pintar milhares e milhares de ovos para oferecer às crianças. Todos sabem que o “Ovo de Páscoa” é uma tradição bastante difundida. A lebre, porém, já idosa, sentia-se muito cansada e com pouca energia. O tempo passava rapidamente e ainda havia muito por fazer. Assim, decidiu pôr mãos à obra. Mas, depois de algum tempo, adormeceu profundamente. Pobrezinha! Tão bondosa era ela.

    A lebre era muito querida por todos os habitantes do bosque. Eles rapidamente perceberam o que sucedera e reuniram-se com toda a urgência para ver o que poderiam fazer.

    — Já sei! — disse a formiga. Nós próprios poderemos pintar os ovos enquanto ela descansa. Quando acordar e vir todo o trabalho feito, pensará que algo de mágico aconteceu. Ela merece nossa ajuda. É tão bondosa!

    Dito e feito. Todos os habitantes do bosque puseram-se a trabalhar e poucas horas depois todos os ovos estavam pintados. Vendo que a lebre começava a despertar, desapareceram logo, pois não queriam ser vistos. A lebre acordou e, qual não foi o seu espanto, ao descobrir que o trabalho estava concluído!

    — Oh! Que estranho! Quem terá feito tudo isto? — interrogou-se, surpresa e feliz.

    Até hoje, ela acredita que uma bondosa fada a ajudou. E na verdade, tem razão. A “fada da amizade” também faz milagres, você não acha?

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2021-04-03/a-lebre-da-pascoa.htm>.

 

Questões

Questão 1 – De acordo com a história, “a lebre estava muito preocupada”. Identifique o motivo dessa preocupação:

R:

 

Questão 2 – Segundo narrador, a lebre “decidiu pôr mãos à obra”, porque:

(     ) “sentia-se muito cansada e com pouca energia”.

(     ) “o tempo passava rapidamente e ainda havia muito por fazer”.

(     ) “depois de algum tempo, adormeceu profundamente”.

 

Questão 3 – Releia este fragmento do texto:

“Eles rapidamente perceberam o que sucedera e reuniram-se com toda a urgência para ver o que poderiam fazer.”

O vocábulo sublinhado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 4 – Na parte “Nós próprios poderemos pintar os ovos enquanto ela descansa.”, a palavra grifada introduz a ideia de:

(     ) lugar.

(     ) tempo.

(     ) finalidade.

 

Questão 5 – No segmento “Vendo que a lebre começava a despertar, desapareceram logo, pois não queriam ser vistos.”, o termo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “mas”.

(     ) “porque”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 6 – No trecho “— Oh! Que estranho! Quem terá feito tudo isto?”, o travessão:

(     ) anuncia a fala da lebre.

(     ) marca o início da fala da lebre.

(     ) assinala a continuidade da fala da lebre.

 

Questão 7 – Em “Até hoje, ela acredita que uma bondosa fada a ajudou.”, as palavras “a” e “ela”:

(     ) retomam a lebre.

(     ) apresentam a lebre.

(     ) caracterizam a lebre.

 

Questão 8 – Na passagem “A ‘fada da amizade’ também faz milagres, você não acha?”, o narrador dirige-se ao leitor para:

(     ) exprimir um desejo.

(     ) fazer uma advertência.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário