Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a lebre da Páscoa. A lebre estava muito preocupada. Por que será, hein? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção a fábula! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A lebre da Páscoa – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A lebre da Páscoa – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A lebre da Páscoa – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A lebre da Páscoa
A lebre estava muito preocupada. Aproximava-se a Páscoa e tinha muito que fazer. Seu trabalho consistia em pintar milhares e milhares de ovos para oferecer às crianças. Todos sabem que o “Ovo de Páscoa” é uma tradição bastante difundida. A lebre, porém, já idosa, sentia-se muito cansada e com pouca energia. O tempo passava rapidamente e ainda havia muito por fazer. Assim, decidiu pôr mãos à obra. Mas, depois de algum tempo, adormeceu profundamente. Pobrezinha! Tão bondosa era ela.
A lebre era muito querida por todos os habitantes do bosque. Eles rapidamente perceberam o que sucedera e reuniram-se com toda a urgência para ver o que poderiam fazer.
— Já sei! — disse a formiga. Nós próprios poderemos pintar os ovos enquanto ela descansa. Quando acordar e vir todo o trabalho feito, pensará que algo de mágico aconteceu. Ela merece nossa ajuda. É tão bondosa!
Dito e feito. Todos os habitantes do bosque puseram-se a trabalhar e poucas horas depois todos os ovos estavam pintados. Vendo que a lebre começava a despertar, desapareceram logo, pois não queriam ser vistos. A lebre acordou e, qual não foi o seu espanto, ao descobrir que o trabalho estava concluído!
— Oh! Que estranho! Quem terá feito tudo isto? — interrogou-se, surpresa e feliz.
Até hoje, ela acredita que uma bondosa fada a ajudou. E na verdade, tem razão. A “fada da amizade” também faz milagres, você não acha?
Disponível em: <https://metaforas.com.br/2021-04-03/a-lebre-da-pascoa.htm>.
Questões
Questão 1 – De acordo com a história, “a lebre estava muito preocupada”. Identifique o motivo dessa preocupação:
R:
Questão 2 – Segundo narrador, a lebre “decidiu pôr mãos à obra”, porque:
( ) “sentia-se muito cansada e com pouca energia”.
( ) “o tempo passava rapidamente e ainda havia muito por fazer”.
( ) “depois de algum tempo, adormeceu profundamente”.
Questão 3 – Releia este fragmento do texto:
“Eles rapidamente perceberam o que sucedera e reuniram-se com toda a urgência para ver o que poderiam fazer.”
O vocábulo sublinhado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 4 – Na parte “Nós próprios poderemos pintar os ovos enquanto ela descansa.”, a palavra grifada introduz a ideia de:
( ) lugar.
( ) tempo.
( ) finalidade.
Questão 5 – No segmento “Vendo que a lebre começava a despertar, desapareceram logo, pois não queriam ser vistos.”, o termo destacado poderia ser substituído por:
( ) “mas”.
( ) “porque”.
( ) “por isso”.
Questão 6 – No trecho “— Oh! Que estranho! Quem terá feito tudo isto?”, o travessão:
( ) anuncia a fala da lebre.
( ) marca o início da fala da lebre.
( ) assinala a continuidade da fala da lebre.
Questão 7 – Em “Até hoje, ela acredita que uma bondosa fada a ajudou.”, as palavras “a” e “ela”:
( ) retomam a lebre.
( ) apresentam a lebre.
( ) caracterizam a lebre.
Questão 8 – Na passagem “A ‘fada da amizade’ também faz milagres, você não acha?”, o narrador dirige-se ao leitor para:
( ) exprimir um desejo.
( ) fazer uma advertência.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.