Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o livro “A ilha do tesouro”. A história começa quando um menino de 12 anos, chamado Jim Hawkins, descobre o mapa de uma ilha onde haveria um tesouro enterrado pelo terrível Capitão Flint. Vamos saber mais a respeito dessa história repleta de suspense? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A ilha do tesouro – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A ilha do tesouro – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A ilha do tesouro – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A ilha do tesouro
Com a morte do pirata Billy Bones na Almirante Benbow, a hospedaria de seus pais, Jim Hawkins, um menino de 12 anos, abriu o baú do velho lobo do mar e descobriu, além de moedas de várias nacionalidades, o mapa de uma ilha onde haveria um tesouro enterrado pelo terrível Capitão Flint.
Jim mostrou o mapa para o Dr. Livesey e Lorde Trelawney, homens influentes da região. Logo partiram, no navio Hispaniola, para uma expedição à ilha. A tripulação tem, como cozinheiro, Long John Silver, veterano no mar que havia trabalhado no barco de Flint. Silver os ajuda a escolher o restante da tripulação, homens experientes, entre os quais alguns aliados de Long John – que, como tantos outros piratas, queria mesmo era pegar o tesouro.
A partir daí, começa uma eletrizante aventura, com lutas, armadilhas, mortes sangrentas, barcos à deriva, tempestades, descobertas impressionantes.
Numa trama cheia de traições e muitas reviravoltas, A ilha do tesouro tem todos os ingredientes para manter o suspense, e é um clássico para ler e reler muitas vezes – e, muito provavelmente, uma fonte na qual beberam os autores da série Piratas do Caribe.
Autor do livro: Robert Louis Stevenson. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:
( ) um conto.
( ) uma resenha.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – O menino Jim Hawkins “abriu o baú do velho lobo do mar”, porque:
( ) o pirata Billy Bones morreu.
( ) ele queria encontrar moedas diferentes.
( ) ele sabia da existência de um mapa do tesouro.
Questão 3 – A expressão “homens influentes da região” apresenta os personagens:
Questão 4 – Em “Logo partiram, no navio Hispaniola […]”, o termo grifado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Na parte “[…] homens experientes, entre os quais alguns aliados de Long John – que, como tantos outros piratas […]”, o pronome destacado retoma:
( ) “homens experientes”.
( ) “alguns aliados de Long John”.
( ) “tantos outros piratas”.
Questão 6 – Na frase “A partir daí, começa uma eletrizante aventura […]”, o adjetivo usado para caracterizar a aventura poderia ser substituído por:
( ) “inovadora”.
( ) “interessante”.
( ) “arrebatadora”.
Questão 7 – Releia esta passagem do texto:
“[…] com lutas, armadilhas, mortes sangrentas, barcos à deriva, tempestades, descobertas […]”
Nessa passagem do texto, as vírgulas indicam a enumeração de:
( ) elementos que se somam.
( ) elementos que se alternam.
( ) elementos que se contrastam.
Questão 8 – No fragmento “[…] A ilha do tesouro tem todos os ingredientes para manter o suspense, e é um clássico para ler e reler muitas vezes […]”, o autor do texto:
( ) recomenda o livro “A ilha do tesouro”.
( ) conta um trecho do livro “A ilha do tesouro”.
( ) levanta uma hipótese sobre o livro “A ilha do tesouro”.
Questão 9 – No segmento “[…] uma fonte na qual beberam os autores da série Piratas do Caribe.”, o autor emprega a linguagem:
( ) informal.
( ) figurada.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.