Início Série6º ano Interpretação de texto: A ilha do tesouro – 6º ano

Interpretação de texto: A ilha do tesouro – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o livro “A ilha do tesouro”. A história começa quando um menino de 12 anos, chamado Jim Hawkins, descobre o mapa de uma ilha onde haveria um tesouro enterrado pelo terrível Capitão Flint. Vamos saber mais a respeito dessa história repleta de suspense? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                        DATA:

PROF:                                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

A ilha do tesouro

    Com a morte do pirata Billy Bones na Almirante Benbow, a hospedaria de seus pais, Jim Hawkins, um menino de 12 anos, abriu o baú do velho lobo do mar e descobriu, além de moedas de várias nacionalidades, o mapa de uma ilha onde haveria um tesouro enterrado pelo terrível Capitão Flint.

    Jim mostrou o mapa para o Dr. Livesey e Lorde Trelawney, homens influentes da região. Logo partiram, no navio Hispaniola, para uma expedição à ilha. A tripulação tem, como cozinheiro, Long John Silver, veterano no mar que havia trabalhado no barco de Flint. Silver os ajuda a escolher o restante da tripulação, homens experientes, entre os quais alguns aliados de Long John – que, como tantos outros piratas, queria mesmo era pegar o tesouro.

    A partir daí, começa uma eletrizante aventura, com lutas, armadilhas, mortes sangrentas, barcos à deriva, tempestades, descobertas impressionantes.

    Numa trama cheia de traições e muitas reviravoltas, A ilha do tesouro tem todos os ingredientes para manter o suspense, e é um clássico para ler e reler muitas vezes – e, muito provavelmente, uma fonte na qual beberam os autores da série Piratas do Caribe.

Autor do livro: Robert Louis Stevenson. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:

(     ) um conto.

(     ) uma resenha.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – O menino Jim Hawkins “abriu o baú do velho lobo do mar”, porque:

(     ) o pirata Billy Bones morreu.

(     ) ele queria encontrar moedas diferentes.

(     ) ele sabia da existência de um mapa do tesouro.

 

Questão 3 – A expressão “homens influentes da região” apresenta os personagens:

 

 

Questão 4 – Em “Logo partiram, no navio Hispaniola […]”, o termo grifado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Na parte “[…] homens experientes, entre os quais alguns aliados de Long John – que, como tantos outros piratas […]”, o pronome destacado retoma:

(     ) “homens experientes”.

(     ) “alguns aliados de Long John”.

(     ) “tantos outros piratas”.

 

Questão 6 – Na frase “A partir daí, começa uma eletrizante aventura […]”, o adjetivo usado para caracterizar a aventura poderia ser substituído por:

(     ) “inovadora”.

(     ) “interessante”.

(     ) “arrebatadora”.

 

Questão 7 – Releia esta passagem do texto:

“[…] com lutas, armadilhas, mortes sangrentas, barcos à deriva, tempestades, descobertas […]”

Nessa passagem do texto, as vírgulas indicam a enumeração de:

(     ) elementos que se somam.

(     ) elementos que se alternam.

(     ) elementos que se contrastam.

 

Questão 8 – No fragmento “[…] A ilha do tesouro tem todos os ingredientes para manter o suspense, e é um clássico para ler e reler muitas vezes […]”, o autor do texto:

(     ) recomenda o livro “A ilha do tesouro”.

(     ) conta um trecho do livro “A ilha do tesouro”.

(     ) levanta uma hipótese sobre o livro “A ilha do tesouro”.

 

Questão 9 – No segmento “[…] uma fonte na qual beberam os autores da série Piratas do Caribe.”, o autor emprega a linguagem:

(     ) informal.

(     ) figurada.

(     ) regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário