Interpretação de texto: A gralha vaidosa – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a gralha vaidosa. Segundo a história, Júpiter queria escolher um rei para os pássaros. A gralha estava certa de que não seria escolhida, já que suas penas não eram bonitas… Aí ela teve uma ideia… Que ideia será essa, hein? Será que deu certo? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

A gralha vaidosa

    Júpiter deu a notícia de que pretendia escolher um rei para os pássaros e marcou uma data para que todos eles comparecessem diante de seu trono. O mais bonito seria declarado rei.

    Querendo arrumar-se o melhor possível, os pássaros foram tomar banho e alisar as penas às margens de um arroio. A gralha também estava lá no meio dos outros, só que tinha certeza de que nunca iria ser a escolhida, porque suas penas eram muito feias.

    “Vamos ter que dar um jeito”, pensou ela.

    Depois que os outros pássaros foram embora, muitas penas ficaram caídas pelo chão; a gralha recolheu as mais bonitas e prendeu em volta do corpo. O resultado foi deslumbrante: nenhum pássaro era mais vistoso que ela. Quando o dia marcado chegou, os pássaros se reuniram diante do trono de Júpiter. Ele examinou todo mundo e escolheu a gralha para rei. Já iria fazer a declaração oficial quando todos os outros pássaros avançaram para o futuro rei e arrancaram as suas penas falsas uma a uma, mostrando a gralha exatamente como ela era.

    Moral: Belas penas não fazem belos pássaros.

Esopo. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-07-06/a-gralha-vaidosa.htm>. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – O texto sobre a gralha vaidosa é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – A história acontece porque:

(     ) a gralha não tinha penas bonitas.

(     ) os pássaros desmascaram a gralha.

(     ) Júpiter queria escolher um rei para os pássaros.

 

Questão 3 – Sublinhe a palavra que retoma os pássaros neste segmento do texto:

“[…] marcou uma data para que todos eles comparecessem diante de seu trono.”

 

Questão 4 – No fragmento “[…] tinha certeza de que nunca iria ser a escolhida, porque suas penas eram muito feias.”, o vocábulo destacado inicia o fato que:

(     ) é a causa do anterior.

(     ) é a finalidade do anterior.

(     ) é a consequência do anterior.

 

Questão 5 – As aspas marcam:

(     ) a fala da gralha.

(     ) uma opinião do narrador.

(     ) o principal trecho da história.

 

Questão 6 – Segundo o narrador, “o resultado foi deslumbrante”. A que resultado ele se refere?

(     ) “muitas penas ficaram caídas pelo chão”.

(     ) “a gralha recolheu as mais bonitas e prendeu em volta do corpo”.

(     ) “nenhum pássaro era mais vistoso que ela”.

 

Questão 7 – Na passagem “Ele examinou todo mundo e escolheu a gralha para rei.”, os verbos foram usados para expressar:

(     ) ações de Júpiter.

(     ) estados de Júpiter.

(     ) características de Júpiter.

 

Questão 8 – Na parte “[…] os outros pássaros avançaram para o futuro rei e arrancaram as suas penas falsas uma a uma, mostrando a gralha exatamente como ela era.”, o termo grifado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) comparação.

 

Questão 9 – Em “Moral: Belas penas não fazem belos pássaros.”, o texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) revela um desejo.

(     ) expõe um ensinamento.

 

Questão 10 – O texto foi construído na linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: