Interpretação de texto: A galinha rebelde – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a galinha rebelde. Vamos conhecer a história dessa galinha? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

A galinha rebelde

    Cacarejadora era uma galinha vaidosa, que não se contentava com nada e que mostrava o seu descontentamento com ruidosos cacarejos; daí o seu nome.

    Vivia num sítio muito espaçoso, com companhia de centenas de outras galinhas. Ficava muito zangada porque o dono do sítio se aproveitava dos ovos que ela e suas companheiras punham. Por isso, resolveu estragar a festa.

    — Pretendo parar de pôr ovos, para ver se assim ele me trata um pouco melhor e me traz uma comida mais decente!

    Passaram-se alguns dias. Admirado de que a Cacarejadora não mais estivesse pondo ovos, o proprietário do sítio pensou que ela estivesse adoentada e decidiu esperar. Mas nada! A Cacarejadora continuava na sua rebeldia, e o homem se convenceu de que ela já não prestava para pôr ovos. Assim, dispôs-se a matá-la.

    Apesar das súplicas da Cacarejadora, e como não compreendia a linguagem dela, mandou-a para a panela num piscar de olhos. Triste fim o da Cacarejadora, uma galinha rebelde, mas sem cabeça.

 

“Metáforas”.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-02-18/a-galinha-rebelde.htm>.

 

Questões

Questão 1 – O texto sobre a galinha rebelde é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Observe:

“Cacarejadora era uma galinha vaidosa, que não se contentava com nada e que mostrava o seu descontentamento com ruidosos cacarejos; daí o seu nome.”

Identifique o objetivo dessa parte da história:

 

Questão 3 – De acordo com a história, a Cacarejadora “ficava muito zangada”. Aponte o fragmento que revela o motivo disso:

(     ) “Vivia num sítio muito espaçoso, com companhia de centenas de outras galinhas.”

(     ) “[…] o dono do sítio se aproveitava dos ovos que ela e suas companheiras punham.”

(     ) “Por isso, resolveu estragar a festa.”

 

Questão 4 – O travessão assinala na história:

(     ) o início da fala da Cacarejadora.

(     ) uma pausa na fala da Cacarejadora.

(     ) a continuidade da fala da Cacarejadora.

 

Questão 5 – Em “[…] para ver se assim ele me trata um pouco melhor e me traz uma comida mais decente!”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Segundo o narrador, o dono do sítio dispôs-se a matar a Cacarejadora porque:

(     ) “não compreendia a linguagem dela”.

(     ) “pensou que ela estivesse adoentada”.

(     ) “se convenceu de que ela já não prestava para pôr ovos”.

 

Questão 7 – Na passagem “[…] mandou-a para a panela num piscar de olhos.”, o vocábulo sublinhado foi usado para:

(     ) chamar a Cacarejadora.

(     ) retomar a Cacarejadora.

(     ) caracterizar a Cacarejadora.

 

Questão 8 – Releia:

“Triste fim o da Cacarejadora, uma galinha rebelde, mas sem cabeça.”

Esse segmento é:

(     ) um apelo feito pelo narrador.

(     ) uma citação feita pelo narrador.

(     ) um comentário feito pelo narrador.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: