Início Série5º ano Interpretação de texto: A formiga e a pomba – 5º ano

Interpretação de texto: A formiga e a pomba – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a formiga e a pomba. Vamos conhecer a história delas? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

A formiga e a pomba

    Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.

    Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.

    Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da pomba, que repousava nos galhos alheia ao perigo.

    A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.

    Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.

Esopo. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-03-06/a-formiga-e-a-pomba.htm>.

 

Questões

Questão 1 – O texto é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Releia:

“Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.”

O trecho acima é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela.”, o termo “a” retoma:

 

 

Questão 4 – Observe:

“A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.”

O fato destacado:

(     ) conclui outro.

(     ) opõe-se a outro.

(     ) soma-se a outro.

 

Questão 5 – Sublinhe o termo que exprime uma finalidade a seguir:

“[…] um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da pomba […]”

 

Questão 6 – De acordo com a história, a pomba “repousava nos galhos alheia ao perigo”. Isso quer dizer que ela repousava nos galhos:

(     ) livre do perigo.

(     ) distante do perigo.

(     ) sem perceber o perigo.

 

Questão 7 – No segmento “Ele repentinamente deixou cair sua armadilha […]”, o vocábulo sublinhado foi usado para indicar:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – No fragmento “[…] isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.”, a palavra grifada:

(     ) retoma um fato.

(     ) anuncia um fato.

(     ) complementa um fato.

 

Questão 9 – Em “Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.”, o narrador:

(     ) dá uma ordem.

(     ) expressa uma hipótese.

(     ) transmite um ensinamento.  

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário