Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a formiga e a pomba. Vamos conhecer a história delas? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A formiga e a pomba – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A formiga e a pomba – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A formiga e a pomba – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A formiga e a pomba
Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da pomba, que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.
Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.
Esopo. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-03-06/a-formiga-e-a-pomba.htm>.
Questões
Questão 1 – O texto é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Releia:
“Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.”
O trecho acima é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Na passagem “[…] arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela.”, o termo “a” retoma:
Questão 4 – Observe:
“A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.”
O fato destacado:
( ) conclui outro.
( ) opõe-se a outro.
( ) soma-se a outro.
Questão 5 – Sublinhe o termo que exprime uma finalidade a seguir:
“[…] um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da pomba […]”
Questão 6 – De acordo com a história, a pomba “repousava nos galhos alheia ao perigo”. Isso quer dizer que ela repousava nos galhos:
( ) livre do perigo.
( ) distante do perigo.
( ) sem perceber o perigo.
Questão 7 – No segmento “Ele repentinamente deixou cair sua armadilha […]”, o vocábulo sublinhado foi usado para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – No fragmento “[…] isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.”, a palavra grifada:
( ) retoma um fato.
( ) anuncia um fato.
( ) complementa um fato.
Questão 9 – Em “Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.”, o narrador:
( ) dá uma ordem.
( ) expressa uma hipótese.
( ) transmite um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.