Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: A família do coelho Tibúrcio.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: A família do coelho Tibúrcio – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A família do coelho Tibúrcio – 4º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A família do coelho Tibúrcio – 4º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A família do coelho Tibúrcio
Dia lindo campo verdinho, folhas fresquinhas e cenouras deliciosas. Ah! Se tem algo a que Tibúrcio não resiste, são as cenouras… E não é por gula, não! É que Tibúrcio tem muita energia. Tibúrcio possui dentões engraçados, que crescem muito. Por isso, faz o que mais gosta na fazenda! Então, vai mais uma cenoura? Tibúrcio tem muitos amiguinhos na fazenda. Ismael e Matias sempre chegam atrasados para o almoço. Mas eles nunca brigam. Os coelhos estão sempre com seu nariz tremendo, principalmente quando farejam alguma coisa boa. E têm tantos amigos na fazendo, como os patinhos, os pintinhos, os passarinhos, as borboletas e tantos outros, que nem dá pra enumerar. Certo dia, Tibúrcio encontrou uma coelhinha para acasalar. Ela era muito linda e se chamava Isolda. Meses depois, Isolda fez sozinha um ninho magnífico. Estava muito feliz, porque ia dar à luz seus primeiros filhotinhos. Tibúrcio e Isolda sabem que precisam ficar atentos aos filhotes. Hei! Cuidado com o pato, coelhinho! Uma bicada machuca… E muito! Tibúrcio e Isolda se tornam os coelhos mais felizes. Eram oito lindos filhotes para cuidarem, todos saudáveis e brincalhões. Que responsabilidade! Mas os filhotes de coelho crescem tão depressa, que Tibúrcio e Isolda nem precisam se preocupar com eles por muito tempo. Ouvem e sentem o cheiro tão bem, de longe, que Tibúrcio nunca consegue fazer surpresa ao trazer uma deliciosa cenoura para eles. Uma coisa é certa: os filhotes pegaram a mania de Tibúrcio: jamais largam suas cenouras preferidas!
Questões
1) Qual o título do texto?
R.
2) A que Tibúrcio não resiste?
R.
3) Quais amigos Tibúrcio tinha na fazenda?
R.
4) Quem é Isolda?
R.
5) Quantos filhotes Isolda teve?
R.
6) Por que Isolda e Tibúrcio não precisam se preocupar com os filhotes por muito tempo?
R.
Por Camila Farias.