Interpretação de texto: A fabulosa maquina de amigos – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre A fabulosa máquina de amigos. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“A fabulosa máquina de amigos”

    Pipoca era uma galinha muito simpática. A mais simpática da fazenda Fricotico. Insistia em dizer “olá” para todos os amigos pela manhã, usava palavras como “maravilhoso”, “fabuloso” e alegrava todo mundo.

    Além disso, ela também contava histórias e fazia companhia aos outros animais. Até que um dia, no celeiro, encontrou um misterioso retângulo iluminado que dizia “olá”. O que seria aquele objeto? Ela resolveu dizer “olá” também, já que era tão simpática, e de “olá” em “olá”, foi fazendo novos amigos. Será?

    Uma divertida fábula sobre relacionamentos na era da tecnologia, ilustrada com as cores, a irreverência e o talento de Nick Bland.

Autor/Ilustrador: Nick Bland
Tradução: Gilda de Aquino

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788574125770/a-fabulosa-maquina-de-amigos>.
(Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – “A fabulosa máquina de amigos” é o nome de:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um desenho animado.

 

Questão 2 – Releia:

“Pipoca era uma galinha muito simpática.”

Nessa passagem, o texto:

(     ) apresenta a protagonista.

(     ) expõe uma fala da protagonista.

(     ) dá uma opinião sobre a protagonista.

 

Questão 3 – Na parte “A mais simpática da fazenda Fricotico.”, o termo grifado foi usado para:

(     ) explicar.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 4 – O fragmento “Insistia em dizer ‘olá’ para todos os amigos pela manhã, usava palavras como ‘maravilhoso’, ‘fabuloso’ e alegrava todo mundo.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Em “Além disso, ela também contava histórias e fazia companhia aos outros animais.”, o texto revela:

(     ) ações contínuas de Pipoca.

(     ) ações ocasionais de Pipoca.

(     ) ações passageiras de Pipoca.

 

Questão 6 – Observe:

 “Até que um dia, no celeiro, encontrou um misterioso retângulo iluminado que dizia ‘olá’.”

 Nesse segmento, o texto conta:

(     ) o início da história “A fabulosa máquina de amigos”.

(     ) o clímax da história “A fabulosa máquina de amigos”.

(     ) o desfecho da história “A fabulosa máquina de amigos”.

 

Questão 7 – Na frase “Ela resolveu dizer ‘olá’ também, já que era tão simpática, e de ‘olá’ em ‘olá’, foi fazendo novos amigos.”, o trecho destacado:

(     ) exprime um motivo.

(     ) assinala uma condição.

(     ) aponta uma consequência.

 

Questão 8 – Em “Uma divertida fábula sobre relacionamentos na era da tecnologia, ilustrada com as cores, a irreverência e o talento de Nick Bland.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: