Interpretação de texto: A fábula da estrela-do-mar – 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do oitavo ano, do texto A fábula da estrela-do-mar. Trata-se de um texto que encanta e inspira! Não deixe de lê-lo e de mergulhar em seu conteúdo, respondendo às questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de interpretação de texto em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

A fábula da estrela-do-mar

    Todos os dias de manhã um escritor passeava numa praia muito calma em busca da sua inspiração diária para continuar a escrever o seu livro.

    Um dia, ao caminhar pela areia, o escritor viu ao longe um menino a correr entre a água e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar.

    – Bom dia. – disse o menino sorrindo e sem parar o que estava fazendo.

    – Olá. Por que você está fazendo isso? – perguntou o escritor.

    – Como a maré está baixa e o sol forte, as estrelas-do-mar vão secar e morrer antes que a maré suba de novo. – disse o jovem.

    O escritor olhou novamente para o menino, sorriu e disse:

    – Acho muito bonito o que está fazendo, só que existem milhares de quilômetros de praia por todo o mundo, ou seja, milhões de estrelas-do-mar devem estar agora mesmo a secar na areia por todas essas praias. Você tem tanto trabalho e que diferença faz salvar algumas se outras milhões vão morrer?

    O menino agarrou em mais uma estrela-do-mar, levou-a até a água, olhou para o escritor e disse:

    – Para esta estrela-do-mar eu já fiz a diferença.

    O escritor não conseguiu fazer mais nada durante o dia inteiro, mal conseguiu dormir e sentiu-se bastante triste.

    No dia seguinte, como habitual, o escritor foi dar o seu passeio matinal à praia, mas desta vez passou toda a manhã ajudando o menino a devolver as estrelas-do-mar ao oceano.

Disponível em: <http://www.motivo.me>.

Questões

Questão 1 – Identifique quem narra a história:

a) um narrador-personagem.

b) um narrador-observador.

c) o jovem escritor.

d) o menino.

 

Questão 2 – De acordo com o texto, o escritor tinha o hábito de passear em uma praia calma nas manhãs. Por quê?

R.

 

Questão 3 – Segundo o texto, certo dia, o escritor observou um acontecimento novo em um de seus passeios pela praia. Conte-o:

R.

 

Questão 4 – Diante do acontecimento, o jovem escritor mostrou-se:

a) nostálgico

b) alegre

c) esperançoso

d) pessimista

 

Questão 5 – Aponte o argumento utilizado pelo autor que justifica a sua reação diante do fato observado na praia:

R.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, qual foi a atitude do menino diante do argumento utilizado pelo escritor?

R.

 

Questão 7 – Segundo o texto, o escritor não conseguiu fazer mais nada naquele dia e sentiu-se muito triste. O que ele fez a partir daí?

R. 

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto tem a intenção de:

a) informar o leitor.

b) entreter o leitor.

c) ensinar o leitor.

d) criticar o leitor.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: