Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do oitavo ano, do texto A fábula da estrela-do-mar. Trata-se de um texto que encanta e inspira! Não deixe de lê-lo e de mergulhar em seu conteúdo, respondendo às questões interpretativas propostas!
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de interpretação de texto em:
- Word:: Interpretação de texto: A fábula da estrela-do-mar – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A fábula da estrela-do-mar – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A fábula da estrela-do-mar – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A fábula da estrela-do-mar
Todos os dias de manhã um escritor passeava numa praia muito calma em busca da sua inspiração diária para continuar a escrever o seu livro.
Um dia, ao caminhar pela areia, o escritor viu ao longe um menino a correr entre a água e a areia seca. Ao chegar mais perto, viu que o menino estava pegando as estrelas-do-mar que se encontravam na areia e levando-as novamente para o mar.
– Bom dia. – disse o menino sorrindo e sem parar o que estava fazendo.
– Olá. Por que você está fazendo isso? – perguntou o escritor.
– Como a maré está baixa e o sol forte, as estrelas-do-mar vão secar e morrer antes que a maré suba de novo. – disse o jovem.
O escritor olhou novamente para o menino, sorriu e disse:
– Acho muito bonito o que está fazendo, só que existem milhares de quilômetros de praia por todo o mundo, ou seja, milhões de estrelas-do-mar devem estar agora mesmo a secar na areia por todas essas praias. Você tem tanto trabalho e que diferença faz salvar algumas se outras milhões vão morrer?
O menino agarrou em mais uma estrela-do-mar, levou-a até a água, olhou para o escritor e disse:
– Para esta estrela-do-mar eu já fiz a diferença.
O escritor não conseguiu fazer mais nada durante o dia inteiro, mal conseguiu dormir e sentiu-se bastante triste.
No dia seguinte, como habitual, o escritor foi dar o seu passeio matinal à praia, mas desta vez passou toda a manhã ajudando o menino a devolver as estrelas-do-mar ao oceano.
Disponível em: <http://www.motivo.me>.
Questões
Questão 1 – Identifique quem narra a história:
a) um narrador-personagem.
b) um narrador-observador.
c) o jovem escritor.
d) o menino.
Questão 2 – De acordo com o texto, o escritor tinha o hábito de passear em uma praia calma nas manhãs. Por quê?
R.
Questão 3 – Segundo o texto, certo dia, o escritor observou um acontecimento novo em um de seus passeios pela praia. Conte-o:
R.
Questão 4 – Diante do acontecimento, o jovem escritor mostrou-se:
a) nostálgico
b) alegre
c) esperançoso
d) pessimista
Questão 5 – Aponte o argumento utilizado pelo autor que justifica a sua reação diante do fato observado na praia:
R.
Questão 6 – De acordo com o texto, qual foi a atitude do menino diante do argumento utilizado pelo escritor?
R.
Questão 7 – Segundo o texto, o escritor não conseguiu fazer mais nada naquele dia e sentiu-se muito triste. O que ele fez a partir daí?
R.
Questão 8 – Pode-se concluir que o texto tem a intenção de:
a) informar o leitor.
b) entreter o leitor.
c) ensinar o leitor.
d) criticar o leitor.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
4 comentários
Excelente muito útil para atividades na Sala de Leitura com textos interessantes e acrescentadores aos educandos.
Parabéns!
Olá, Lúcia!
Alegra-nos a avaliação tão positiva que você faz das atividades de interpretação!
Muito gratificante saber que o nosso trabalho está acrescentando aos educandos!
Agradecemos a sua presença e fazemos o convite para que você volte sempre!
Denyse
Boa tarde, muito importante este blog! Parabéns !!!!
Oi, Edvan!
Muito nos lisonjeia a sua opinião que tanto valoriza o “Acessaber”!
Agradecemos-lhe por interagir conosco, algo muito importante para nós!
Volte sempre!
Denyse