Atividade de interpretação de texto, A evolução sobre trilhos, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Quer descobrir a origem do trem? Você conhece o Maglev? Não? Então, não deixe de ler o texto e, na sequência, de responder às questões sobre ele! Vamos lá, pessoal?
Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A evolução sobre trilhos – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A evolução sobre trilhos – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A evolução sobre trilhos – 8º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A evolução sobre trilhos
O Brasil conta com quase 30 mil quilômetros de ferrovias, mas ficou no passado em relação a esse tipo de transporte. De toda a nossa malha, menos de 2 mil quilômetros são eletrificados e somente 223 metros são magnetizados. Esse tipo de trilho serve para mover trens como o Maglev, ideia que surgiu na Alemanha em 1979, mas hoje só funciona comercialmente no Japão e na China. Considerado o mais avançado do mundo, usa uma força magnética que faz o trem levitar e lhe dá um impulso capaz de atingir altas velocidades. Como não existe atrito, o Maglev consegue competir até com aviões em termos de velocidade: chega a 581 quilômetros por hora. “Ele tem pouco impacto ambiental e é ideal para países topograficamente acidentados como o Brasil”, diz o engenheiro Eduardo Gonçalves David, autor do livro O Futuro das Estradas de Ferro no Brasil.
Atualmente, uma equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está desenvolvendo a versão brasileira, o Maglev Cobra, e construindo uma pista para testar a supermáquina. No futuro, a intenção é usá-lo para ligar os aeroportos de Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A primeira versão desse tipo de transporte, no entanto, foram as locomotivas movidas a carvão, desenvolvidas no começo do século 19, que vieram substituir os vagões de tração animal. Por mais de cem anos, a maria-fumaça foi o principal meio de locomoção do mundo. Trazida ao Brasil em 1854, tinha um trajeto entre a Baía de Guanabara e Petrópolis (RJ). Em 1889, já havia 9500 quilômetros de ferrovias no País.
Por volta de 1890, foram criados os motores a diesel que, seis décadas depois, superaram os movidos a carvão. Veio então a época de ouro das ferrovias no Brasil, quando tivemos quase 35 mil quilômetros de trilhos cortando boa parte do País. A partir da década de 60, passou-se a priorizar a malha rodoviária, uma decisão que até hoje gera discussões e divide a opinião de especialistas.
ROSA, Guilherme. “Revista Galileu” – Setembro de 2010 – Nº 230 – p.17.
Questões
Questão 1 – O texto acima é do gênero:
( ) artigo de opinião
( ) reportagem
( ) crônica
Questão 2 – De acordo com o texto, “O Brasil conta com quase 30 mil quilômetros de ferrovias, mas ficou no passado em relação a esse tipo de transporte”. Por quê?
R:
Questão 3 – Identifique os fatores que, segundo o texto, fazem do Maglev o trem mais avançado do mundo:
R:
Questão 4 – O Maglev está em circulação:
( ) na Alemanha.
( ) no Japão e na China.
( ) no Rio de Janeiro.
Questão 5 – Segundo o autor, a maria-fumaça surgiu:
( ) “no começo do século 19”.
( ) “em 1854”.
( ) “em 1889”.
Questão 6 – O que significa dizer que os motores a diesel superaram os movidos a carvão?
( ) significa dizer que os motores a diesel transformaram os movidos a carvão.
( ) significa dizer que os motores a diesel sofrearam os movidos a carvão.
( ) significa dizer que os motores a diesel suplantaram os movidos a carvão.
Questão 7 – Ao final do texto, o autor destaca uma decisão que gerou controvérsia em nosso país. Aponte-a:
R:
Questão 8 – Na passagem “No futuro, a intenção é usá-lo para ligar os aeroportos de Galeão e Santos Dumont […]”, o termo “lo” retoma:
R:
Questão 9 – O itálico destaca no texto:
( ) o título de um livro.
( ) a parte mais importante do texto.
( ) uma expressão escrita em sentido figurado.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Muito bom!
Olá, Zo!
Que alegria saber de sua opinião sobre a atividade de interpretação de texto!
Muito bom é ter a sua presença aqui!
Volte sempre!
Denyse