Início Série5º ano Interpretação de texto: A espada mágica – 5º ano

Interpretação de texto: A espada mágica – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a espada mágica. Trata-se da história de um jovem que tinha muito medo de lutar… Assim, os seus amigos lhe presentearam com uma espada, dizendo que ela era mágica… Será que ele acreditou nisso? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

A espada mágica

    Existe uma história muito, muito antiga, do tempo dos cavaleiros em brilhantes armaduras, sobre um jovem comum que estava com muito medo de testar sua habilidade com as armas, no torneio local.

    Certo dia, seus amigos quiseram pregar-lhe uma peça e deram-lhe de presente uma espada, dizendo que tinha um poder mágico muito antigo. O homem que a empunhasse jamais seria derrotado em combate.

    Para surpresa deles, o jovem correu para o torneio e pôs em uso o presente, ganhando todos os combates. Ninguém jamais vira tanta velocidade e ousadia na espada.

    A cada torneio, a notícia de sua maestria se espalhava, e não tardou a ser ovacionado como o primeiro cavaleiro do reino.

    Por fim, achando que não faria mal nenhum, um dos seus amigos revelou a brincadeira, confessando que o instrumento não tinha nada de mágico, era só uma espada comum.

    Imediatamente o jovem cavaleiro foi dominado pelo terror.

    De pé na extremidade da área de combate, as pernas tremeram, a respiração ficou presa na garganta e os dedos perderam a força. Incapaz de continuar acreditando na espada, ele já não acreditava mais em si mesmo.

    E nunca mais competiu.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2010-10-02/a-espada-magica.htm>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Certo dia, seus amigos quiseram pregar-lhe uma peça e deram-lhe de presente uma espada, dizendo que tinha um poder mágico muito antigo.”

Identifique a passagem, em que o texto revela o “poder mágico” da espada, de acordo com a peça pregada pelos amigos:

 

Questão 2 – Em “[…] o jovem correu para o torneio e pôs em uso o presente, ganhando todos os combates.”, a expressão grifada foi usada para:

(     ) retomar a espada.

(     ) apresentar a espada.

(     ) caracterizar a espada.

 

Questão 3 – Observe:

“Ninguém jamais vira tanta velocidade e ousadia na espada.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, “o jovem cavaleiro foi dominado pelo terror”, quando:

(     ) a notícia de sua valentia foi se espalhando.

(     ) foi considerado o primeiro cavaleiro do reino.

(     ) um de seus amigos confessou que a espada não era mágica.

 

Questão 5 – No segmento “[…] as pernas tremeram, a respiração ficou presa na garganta e os dedos perderam a força.”, o termo “e” assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – Na parte “E nunca mais competiu.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – O texto sobre a espada mágica tem a intenção de fazer refletir. Qual a reflexão que ele propõe?

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário