Início Série5º ano Interpretação de texto: A defesa do baiacu – 5º ano

Interpretação de texto: A defesa do baiacu – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a defesa dos baiacus. Segundo o texto, o que torna esses peixes curiosos é a capacidade que têm de inchar o corpo parecendo um balão de aniversário! Vamos saber mais a respeito disso? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

Como funciona a defesa do baiacu?

    Baiacu é um peixe. Na verdade, há, aproximadamente, 150 espécies de peixes conhecidas como baiacus. Esse grupo gosta de habitar águas costeiras e também estuários, que são as águas de transição entre um rio e um mar. Existem também baiacus que vivem em água doce. Mas o que torna esses peixes curiosos é a capacidade que têm de inchar o corpo parecendo um balão de aniversário!

    Um baiacu “cheio” pode ficar até três vezes maior do que seu tamanho normal. Agora, quem sabe por que ele faz isso? Boa pergunta! O baiacu incha quando ele se sente ameaçado. Como ele é um nadador muito ágil, seu recurso para espantar os predadores é inchar até não poder mais. Detalhe: algumas espécies desse grupo, quando incham, deixam à mostra seus temidos espinhos.

    Os baiacus conseguem essa proeza porque têm dentro do corpo algumas bolsas com capacidade de se encher de ar ou mesmo de água. Além disso, a pele desses peixes é bastante elástica para suportar a expansão de tamanho e sua espinha dorsal é muito flexível para se curvar e se adaptar ao novo formato do corpo.

    Já sabe tudo sobre os baiacus? Que nada! Depois de inchar e deixar o predador um tanto espantado, o baiacu libera com força a água ou o ar de dentro do seu corpo e ganha uma velocidade incrível, aumentando suas chances de escapar de ser devorado!

Renta de Britto Mari. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 264.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Em “Mas o que torna esses peixes curiosos é a capacidade que têm de inchar o corpo parecendo um balão de aniversário!”, a que peixes o texto se refere?

 

 

Questão 2 – No trecho “[…] são as águas de transição entre um rio e um mar.”, a autora define:

(     ) “estuários”.

(     ) “águas costeiras”.

(     ) nenhuma das alternativas anteriores.

 

Questão 3 – No primeiro parágrafo, o ponto de exclamação foi usado para expressar, em relação a um fato sobre os baiacus, o sentimento:

(     ) de medo.

(     ) de alegria.

(     ) de admiração.

 

Questão 4 – Releia esta passagem do texto:

Como ele é um nadador muito ágil, seu recurso para espantar os predadores é inchar até não poder mais.”

 Nessa passagem, o fato destacado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 5 – Em “Os baiacus conseguem essa proeza porque têm dentro do corpo algumas bolsas com capacidade de se encher de ar […]”, o termo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “mas”.

(     ) “pois”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 6 – No segmento “[…] é muito flexível para se curvar e se adaptar ao novo formato do corpo.”, a autora refere-se:

(     ) à pele dos baiacus.

(     ) ao corpo dos baiacus.

(     ) à espinha dorsal dos baiacus.

 

Questão 7 – Na parte “[…] o baiacu libera com força a água […]”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que objetivo do texto é:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) fazer uma divulgação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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