Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a defesa dos baiacus. Segundo o texto, o que torna esses peixes curiosos é a capacidade que têm de inchar o corpo parecendo um balão de aniversário! Vamos saber mais a respeito disso? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A defesa do baiacu – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A defesa do baiacu – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A defesa do baiacu – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como funciona a defesa do baiacu?
Baiacu é um peixe. Na verdade, há, aproximadamente, 150 espécies de peixes conhecidas como baiacus. Esse grupo gosta de habitar águas costeiras e também estuários, que são as águas de transição entre um rio e um mar. Existem também baiacus que vivem em água doce. Mas o que torna esses peixes curiosos é a capacidade que têm de inchar o corpo parecendo um balão de aniversário!
Um baiacu “cheio” pode ficar até três vezes maior do que seu tamanho normal. Agora, quem sabe por que ele faz isso? Boa pergunta! O baiacu incha quando ele se sente ameaçado. Como ele é um nadador muito ágil, seu recurso para espantar os predadores é inchar até não poder mais. Detalhe: algumas espécies desse grupo, quando incham, deixam à mostra seus temidos espinhos.
Os baiacus conseguem essa proeza porque têm dentro do corpo algumas bolsas com capacidade de se encher de ar ou mesmo de água. Além disso, a pele desses peixes é bastante elástica para suportar a expansão de tamanho e sua espinha dorsal é muito flexível para se curvar e se adaptar ao novo formato do corpo.
Já sabe tudo sobre os baiacus? Que nada! Depois de inchar e deixar o predador um tanto espantado, o baiacu libera com força a água ou o ar de dentro do seu corpo e ganha uma velocidade incrível, aumentando suas chances de escapar de ser devorado!
Renta de Britto Mari. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 264.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Em “Mas o que torna esses peixes curiosos é a capacidade que têm de inchar o corpo parecendo um balão de aniversário!”, a que peixes o texto se refere?
Questão 2 – No trecho “[…] são as águas de transição entre um rio e um mar.”, a autora define:
( ) “estuários”.
( ) “águas costeiras”.
( ) nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 3 – No primeiro parágrafo, o ponto de exclamação foi usado para expressar, em relação a um fato sobre os baiacus, o sentimento:
( ) de medo.
( ) de alegria.
( ) de admiração.
Questão 4 – Releia esta passagem do texto:
“Como ele é um nadador muito ágil, seu recurso para espantar os predadores é inchar até não poder mais.”
Nessa passagem, o fato destacado é:
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
( ) a consequência de outro.
Questão 5 – Em “Os baiacus conseguem essa proeza porque têm dentro do corpo algumas bolsas com capacidade de se encher de ar […]”, o termo grifado poderia ser substituído por:
( ) “mas”.
( ) “pois”.
( ) “portanto”.
Questão 6 – No segmento “[…] é muito flexível para se curvar e se adaptar ao novo formato do corpo.”, a autora refere-se:
( ) à pele dos baiacus.
( ) ao corpo dos baiacus.
( ) à espinha dorsal dos baiacus.
Questão 7 – Na parte “[…] o baiacu libera com força a água […]”, a expressão grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – Pode-se concluir que objetivo do texto é:
( ) explicar algo.
( ) contar uma história.
( ) fazer uma divulgação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.