Interpretação de texto: A coelhinha vendedora de castanhas – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a coelhinha vendedora de castanhas. Ela mesma tomava conta do bosque de castanheiros e recolhia as castanhas com muito cuidado. Vamos conhecer a história dessa coelhinha tão especial? Então, leia com muita atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

A coelhinha vendedora de castanhas

    A coelhinha era a melhor vendedora de castanhas da região. Ela mesma tomava conta do bosque de castanheiros e recolhia as castanhas com muito cuidado. Como era alegre e bondosa, muitos passarinhos ajudavam-na nessa tarefa, trazendo-lhe, em seu bico, as castanhas que caíam em local mais afastado.

    Uma vez colocadas todas as castanhas num saco, a coelhinha transportava-as de carro até a praça principal da aldeia, onde havia instalado sua quitanda. Ali assava as suas castanhas com grande dedicação. Por isso, tinham fama de ser as melhores da região. A clientela da coelhinha aumentava sem parar.

    Um dia, um forte vendaval açoitou o bosque de castanheiros e arrastou para muito longe quase todas as castanhas que estavam nas árvores. A coelhinha julgou-se perdida. Que iria fazer agora? Sem castanhas para vender, perderia toda sua clientela e o fruto de tantos anos de trabalho.

    Seus amigos passarinhos, porém, vieram ajudá-la. Trouxeram uma a uma todas as castanhas espalhadas. Foi um trabalho duríssimo, pois algumas vezes tiveram que voar muitos quilômetros.

    Assim, embora a coelhinha tivesse vendido menos castanhas do que era costume, pôde conservar sua clientela e evitar um dano maior. Não há amigos que sejam pequenos, não acha?

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2019-01-31/a-coelhinha-vendedora-de-castanhas.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ela mesma tomava conta do bosque de castanheiros e recolhia as castanhas com muito cuidado.”, o narrador refere-se:

R:

 

Questão 2 – Segundo o narrador, muitos passarinhos ajudavam a coelhinha a recolher as castanhas, trazendo no bico as que caíam em locais distantes. Identifique o motivo dessa ajuda:

R:

 

Questão 3 – De acordo com a história, as castanhas da coelhinha “tinham fama de ser as melhores da região”. Isso porque:

(     ) “a clientela da coelhinha aumentava sem parar”.

(     ) “a coelhinha assava as suas castanhas com grande dedicação”.

(     ) “a coelhinha transportava-as de carro até a praça principal da aldeia”.

 

Questão 4 – Releia este fragmento da história:

“Um dia, um forte vendaval açoitou o bosque de castanheiros e arrastou para muito longe quase todas as castanhas que estavam nas árvores.”

Esse fragmento é:

(     ) o início da história:

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir a palavra que expressa uma circunstância de tempo:

“Que iria fazer agora?”

 

Questão 6 – Na passagem “Seus amigos passarinhos, porém, vieram ajudá-la.”, o termo destacado introduz um fato:

(     ) que justifica o anterior.

(     ) que se opõe ao anterior.

(     ) que compensa o anterior.

 

Questão 7 – Em “Foi um trabalho duríssimo, pois algumas vezes tiveram que voar muitos quilômetros.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “mas”.

(     ) “porque”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 8 – No segmento “Não há amigos que sejam pequenos, não acha?”, o narrador da história dirige-se ao leitor, exprimindo:

(     ) uma opinião.

(     ) uma hipótese.

(     ) uma recomendação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: