Interpretação de texto: A coelhinha sonhadora – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a coelhinha sonhadora. Vamos conhecer a história dessa coelhinha? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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A coelhinha sonhadora

    A coelhinha de nossa história tinha uma grande quantidade de amigos, pois o seu coração resplandecia como o ouro e a cada passo fazia um favor a alguém. Gostava muito de aventuras. Sua prodigiosa imaginação fazia com que acreditasse ser uma Princesa Valente, ou seja, a dupla do famoso Príncipe, só que na versão feminina. Ela via dificuldades a resolver e injustiças a corrigir por todos os lados. Poderia também ser comparada ao inesquecível Dom Quixote.

    Certo dia, a coelhinha viu um filhote de lobo que choramingava desconsolado. Sem dúvida, chamava sua mamãe, e foi o que os amigos tentaram fazer com que a coelhinha compreendesse. Mas ela teimava.

    — Vocês estão dizendo que ele está apenas chamando sua mamãe? Por acaso não percebem que foi raptado pelo Dragão do Bosque, que vai comê-lo o quanto antes? Ainda bem que eu estou aqui, porque vou salvar o pequeno!

    E dizendo isso, nossa coelhinha precipitou-se por uma ribanceira profunda, com mais entusiasmo do que equilíbrio. Acabou rolando por ela abaixo. Seus amigos esforçavam-se para segui-la, mas ela não parava de correr e gritar:

    — Aguenta um pouco, lobinho, que eu já vou libertá-lo! Pela Justiça e pela Liberdade!

    Quando mamãe loba percebeu que a heroína queria levar o seu filhote, encolerizou-se. Ainda bem que os amigos da coelhinha chegaram a tempo e a informaram dos delírios de sua amiga.

    Como sempre, um golpe de sorte salvava a Princesa Valente! Até quando seus amigos conseguiriam protegê-la de seu próprio sonho?

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-08-04/a-coelhinha-sonhadora.htm>.

 

Questões

Questão 1 – De acordo com o narrador da história, a coelhinha “tinha uma grande quantidade de amigos” porque:

(     ) “gostava muito de aventuras”.

(     ) “sua prodigiosa imaginação fazia com que acreditasse ser uma Princesa Valente”.

(     ) “o seu coração resplandecia como o ouro e a cada passo fazia um favor a alguém”.

 

Questão 2 – Na passagem “Ela via dificuldades a resolver e injustiças a corrigir por todos os lados.”, o termo destacado:

(     ) retoma a coelhinha.

(     ) apresenta a coelhinha.

(     ) caracteriza a coelhinha.

 

Questão 3 – No segmento “Seus amigos esforçavam-se para segui-la, mas ela não parava de correr e gritar […]”, o fato sublinhado:

(     ) conclui outro.

(     ) soma-se a outro.

(     ) contrasta-se com outro.

 

Questão 4 – Em “— Aguenta um pouco, lobinho, que eu já vou libertá-lo! Pela Justiça e pela Liberdade!”, o travessão indica o começo da fala:

(     ) da coelhinha.

(     ) da mamãe loba.

(     ) de um dos amigos da coelhinha.

 

Questão 5 – Releia:

“Quando mamãe loba percebeu que a heroína queria levar o seu filhote, encolerizou-se.”

Em outras palavras, a mamãe loba ficou:

(     ) irritada com a atitude da coelhinha.

(     ) aliviada com a atitude da coelhinha.

(     ) deprimida com a atitude da coelhinha.

 

Questão 6 – Identifique o questionamento feito pelo narrador da história:

(     ) “Vocês estão dizendo que ele está apenas chamando sua mamãe?”

(     ) “Por acaso não percebem que foi raptado pelo Dragão do Bosque, que vai comê-lo […]?”

(     ) “Até quando seus amigos conseguiriam protegê-la de seu próprio sonho?”

 

Questão 7 – No trecho “Ainda bem que os amigos da coelhinha chegaram a tempo e a informaram dos delírios de sua amiga.”, o narrador revela:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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