Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a coelhinha sonhadora. Vamos conhecer a história dessa coelhinha? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A coelhinha sonhadora – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A coelhinha sonhadora – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A coelhinha sonhadora – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A coelhinha sonhadora
A coelhinha de nossa história tinha uma grande quantidade de amigos, pois o seu coração resplandecia como o ouro e a cada passo fazia um favor a alguém. Gostava muito de aventuras. Sua prodigiosa imaginação fazia com que acreditasse ser uma Princesa Valente, ou seja, a dupla do famoso Príncipe, só que na versão feminina. Ela via dificuldades a resolver e injustiças a corrigir por todos os lados. Poderia também ser comparada ao inesquecível Dom Quixote.
Certo dia, a coelhinha viu um filhote de lobo que choramingava desconsolado. Sem dúvida, chamava sua mamãe, e foi o que os amigos tentaram fazer com que a coelhinha compreendesse. Mas ela teimava.
— Vocês estão dizendo que ele está apenas chamando sua mamãe? Por acaso não percebem que foi raptado pelo Dragão do Bosque, que vai comê-lo o quanto antes? Ainda bem que eu estou aqui, porque vou salvar o pequeno!
E dizendo isso, nossa coelhinha precipitou-se por uma ribanceira profunda, com mais entusiasmo do que equilíbrio. Acabou rolando por ela abaixo. Seus amigos esforçavam-se para segui-la, mas ela não parava de correr e gritar:
— Aguenta um pouco, lobinho, que eu já vou libertá-lo! Pela Justiça e pela Liberdade!
Quando mamãe loba percebeu que a heroína queria levar o seu filhote, encolerizou-se. Ainda bem que os amigos da coelhinha chegaram a tempo e a informaram dos delírios de sua amiga.
Como sempre, um golpe de sorte salvava a Princesa Valente! Até quando seus amigos conseguiriam protegê-la de seu próprio sonho?
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-08-04/a-coelhinha-sonhadora.htm>.
Questões
Questão 1 – De acordo com o narrador da história, a coelhinha “tinha uma grande quantidade de amigos” porque:
( ) “gostava muito de aventuras”.
( ) “sua prodigiosa imaginação fazia com que acreditasse ser uma Princesa Valente”.
( ) “o seu coração resplandecia como o ouro e a cada passo fazia um favor a alguém”.
Questão 2 – Na passagem “Ela via dificuldades a resolver e injustiças a corrigir por todos os lados.”, o termo destacado:
( ) retoma a coelhinha.
( ) apresenta a coelhinha.
( ) caracteriza a coelhinha.
Questão 3 – No segmento “Seus amigos esforçavam-se para segui-la, mas ela não parava de correr e gritar […]”, o fato sublinhado:
( ) conclui outro.
( ) soma-se a outro.
( ) contrasta-se com outro.
Questão 4 – Em “— Aguenta um pouco, lobinho, que eu já vou libertá-lo! Pela Justiça e pela Liberdade!”, o travessão indica o começo da fala:
( ) da coelhinha.
( ) da mamãe loba.
( ) de um dos amigos da coelhinha.
Questão 5 – Releia:
“Quando mamãe loba percebeu que a heroína queria levar o seu filhote, encolerizou-se.”
Em outras palavras, a mamãe loba ficou:
( ) irritada com a atitude da coelhinha.
( ) aliviada com a atitude da coelhinha.
( ) deprimida com a atitude da coelhinha.
Questão 6 – Identifique o questionamento feito pelo narrador da história:
( ) “Vocês estão dizendo que ele está apenas chamando sua mamãe?”
( ) “Por acaso não percebem que foi raptado pelo Dragão do Bosque, que vai comê-lo […]?”
( ) “Até quando seus amigos conseguiriam protegê-la de seu próprio sonho?”
Questão 7 – No trecho “Ainda bem que os amigos da coelhinha chegaram a tempo e a informaram dos delírios de sua amiga.”, o narrador revela:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.