Interpretação de texto: A cobiça – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre um cão viajante. Segundo essa história, um cão viajante chega a uma pousada para descansar… Aconchega-se no chão ao pé da lareira e adormece… Até que surge um grupo de malfeitores, fazendo muito barulho, uma farra total! Para afugentá-los dali, o cão viajante teve uma ideia… Que ideia será essa, hein? Será que ele teve sucesso? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto A cobiça! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                       DATA:

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A cobiça

    Era uma vez um cão viajante, que gostava da paz e, sempre que podia, fugia do rebuliço. Caminhava sozinho e adorava a natureza.

    Tinha começado uma longa viagem há apenas três dias. Vinha caminhando na chuva horas a fio, quando chegou a uma pousada. Estava cansado e com fome e, além disso, molhado da cabeça até a ponta da cauda.

    Muito satisfeito por ter encontrado abrigo, deitou-se no chão, ao pé da lareira, e adormeceu ali mesmo.

    De repente, entraram na pousada alguns malfeitores, que se puseram a cantar e a fazer muito barulho. Acordaram todos os hóspedes, mas nem se importaram com isso: continuaram a farra.

    O cão, que também havia sido acordado, teve uma ideia brilhante, e rapidamente colocou-a em prática.

    — Que azar o meu! Perder oito moedas de ouro pelo caminho é muita falta de sorte! Lastimou-se ele, em voz alta.

    Então os ladrões saíram sorrateiramente do local e se foram pela estrada. Tinham acreditado na história e agora estavam dispostos a encontrar as moedas de ouro perdidas. Passaram a noite toda a procura delas, como era de se esperar.

    Novamente a pousada ficou em silêncio. E o cão voltou a dormir com toda a tranquilidade. Foi uma ideia válida para livrar-se de tão incômodos vizinhos.

Disponível em: <https://metaforas.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Quem conta a história?

(     ) um narrador.

(     ) o cão viajante.

(     ) um dos malfeitores.

 

Questão 2 – O cão viajante sentiu-se muito satisfeito quando encontrou um abrigo, uma vez que:

(     ) gostava de ambientes tranquilos.

(     ) estava cansado, com fome e todo molhado.

(     ) se aconchegou ao pé da lareira e dormiu ali mesmo.

 

Questão 3 – Releia este fragmento:

“De repente, entraram na pousada alguns malfeitores, que se puseram a cantar e a fazer muito barulho.”

Esse fragmento consiste:

(     ) no início da história.

(     ) no clímax da história.

(     ) no desfecho da história.

 

Questão 4 – Na passagem “[…] teve uma ideia brilhante, e rapidamente colocou-a em prática.”, o termo destacado:

(     ) retoma “uma ideia brilhante”.

(     ) anuncia “uma ideia brilhante”.

(     ) complementa “uma ideia brilhante”.

 

Questão 5 – O travessão foi usado para:

(     ) marcar uma pausa na fala do cão viajante.

(     ) assinalar o começo da fala do cão viajante.

(     ) sugerir o prolongamento da fala do cão viajante.

 

Questão 6 – Segundo o texto, “os ladrões saíram sorrateiramente do local”. Isso quer dizer que:

(     ) os ladrões saíram calmamente do local.

(     ) os ladrões saíram apressadamente do local.

(     ) os ladrões saíram disfarçadamente do local.

 

Questão 7 – Na oração “Novamente a pousada ficou em silêncio.”, o vocábulo sublinhado exprime em relação ao fato uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – De acordo com o narrador, a ideia do cão viajante foi “válida para livrar-se de tão incômodos vizinhos”. Dessa maneira, podemos caracterizar esse cão como:

(     ) astuto.

(     ) covarde.

(     ) preguiçoso.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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