Início Série6º ano Interpretação de texto: A cobiça – 6º ano

Interpretação de texto: A cobiça – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre um cão viajante. Segundo essa história, um cão viajante chega a uma pousada para descansar… Aconchega-se no chão ao pé da lareira e adormece… Até que surge um grupo de malfeitores, fazendo muito barulho, uma farra total! Para afugentá-los dali, o cão viajante teve uma ideia… Que ideia será essa, hein? Será que ele teve sucesso? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto A cobiça! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                       DATA:

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A cobiça

    Era uma vez um cão viajante, que gostava da paz e, sempre que podia, fugia do rebuliço. Caminhava sozinho e adorava a natureza.

    Tinha começado uma longa viagem há apenas três dias. Vinha caminhando na chuva horas a fio, quando chegou a uma pousada. Estava cansado e com fome e, além disso, molhado da cabeça até a ponta da cauda.

    Muito satisfeito por ter encontrado abrigo, deitou-se no chão, ao pé da lareira, e adormeceu ali mesmo.

    De repente, entraram na pousada alguns malfeitores, que se puseram a cantar e a fazer muito barulho. Acordaram todos os hóspedes, mas nem se importaram com isso: continuaram a farra.

    O cão, que também havia sido acordado, teve uma ideia brilhante, e rapidamente colocou-a em prática.

    — Que azar o meu! Perder oito moedas de ouro pelo caminho é muita falta de sorte! Lastimou-se ele, em voz alta.

    Então os ladrões saíram sorrateiramente do local e se foram pela estrada. Tinham acreditado na história e agora estavam dispostos a encontrar as moedas de ouro perdidas. Passaram a noite toda a procura delas, como era de se esperar.

    Novamente a pousada ficou em silêncio. E o cão voltou a dormir com toda a tranquilidade. Foi uma ideia válida para livrar-se de tão incômodos vizinhos.

Disponível em: <https://metaforas.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Quem conta a história?

(     ) um narrador.

(     ) o cão viajante.

(     ) um dos malfeitores.

 

Questão 2 – O cão viajante sentiu-se muito satisfeito quando encontrou um abrigo, uma vez que:

(     ) gostava de ambientes tranquilos.

(     ) estava cansado, com fome e todo molhado.

(     ) se aconchegou ao pé da lareira e dormiu ali mesmo.

 

Questão 3 – Releia este fragmento:

“De repente, entraram na pousada alguns malfeitores, que se puseram a cantar e a fazer muito barulho.”

Esse fragmento consiste:

(     ) no início da história.

(     ) no clímax da história.

(     ) no desfecho da história.

 

Questão 4 – Na passagem “[…] teve uma ideia brilhante, e rapidamente colocou-a em prática.”, o termo destacado:

(     ) retoma “uma ideia brilhante”.

(     ) anuncia “uma ideia brilhante”.

(     ) complementa “uma ideia brilhante”.

 

Questão 5 – O travessão foi usado para:

(     ) marcar uma pausa na fala do cão viajante.

(     ) assinalar o começo da fala do cão viajante.

(     ) sugerir o prolongamento da fala do cão viajante.

 

Questão 6 – Segundo o texto, “os ladrões saíram sorrateiramente do local”. Isso quer dizer que:

(     ) os ladrões saíram calmamente do local.

(     ) os ladrões saíram apressadamente do local.

(     ) os ladrões saíram disfarçadamente do local.

 

Questão 7 – Na oração “Novamente a pousada ficou em silêncio.”, o vocábulo sublinhado exprime em relação ao fato uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – De acordo com o narrador, a ideia do cão viajante foi “válida para livrar-se de tão incômodos vizinhos”. Dessa maneira, podemos caracterizar esse cão como:

(     ) astuto.

(     ) covarde.

(     ) preguiçoso.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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