Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a canoa e o apego. Nasrudin estava na margem de um rio e queria passar para o outro lado. A correnteza era muito forte e seria impossível atravessá-lo a nado. O que aconteceu a partir daí? Será que Nasrudin conseguiu atravessar o rio? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o reflexivo texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
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Leia:
A canoa e o apego
Nasrudin estava na margem de um rio e queria passar para o outro lado. A correnteza era muito forte e seria impossível atravessá-lo a nado.
Foi quando Nasrudin viu uma pequena canoa presa na vegetação ribeirinha. Rapidamente colocou o bote n’água e pôs-se a remar para o outro lado. Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu a outra margem. Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas costas e partiu em direção à floresta.
Algumas pessoas, que haviam observado toda a cena, ficaram espantadas com aquela atitude inesperada de Nasrudin. Elas foram e lhe perguntaram: “Por que você colocou a canoa nas costas? De que ela lhe servirá agora que você já atravessou o rio?”
Nasrudin então, já um vermelho, suado e cansado do esforço em carregar a embarcação nas costas, lhes respondeu: “Esta canoa me ajudou muito a atravessar o rio. Eu não posso abandoná-la. Espero que agora ela me ajude também a atravessar a floresta.”
Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.
Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Por que a história “A canoa e o apego” acontece?
( ) Porque Nasrudin queria passar de uma margem do rio a outra.
( ) Porque a correnteza, que estava muito forte, dificultava a travessia a nado.
( ) Porque Nasrudin encontrou uma pequena canoa presa em uma vegetação ribeirinha.
Questão 2 – Na passagem “Rapidamente colocou o bote n’água e pôs-se a remar para o outro lado.”, o termo “e” indica:
( ) fatos que somam.
( ) fatos que se opõem.
( ) fatos que se alternam.
Questão 3 – Sublinhe, a seguir, o vocábulo que exprime uma circunstância de modo:
“Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu a outra margem.”
Questão 4 – Grife os verbos no período abaixo:
“Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas costas e partiu em direção à floresta.”
Questão 5 – Os verbos grifados anteriormente exprimem:
( ) ações contínuas.
( ) ações concluídas.
( ) ações esporádicas.
Questão 6 – Em “Algumas pessoas, que haviam observado toda a cena, ficaram espantadas com aquela atitude inesperada de Nasrudin.”, o texto se refere à atitude inesperada de:
( ) Nasrudin alcançar a outra margem com rapidez.
( ) Nasrudin usar a canoa que encontrou à beira do rio.
( ) Nasrudin pôr a canoa nas costas e ir para a floresta.
Questão 7 – No segmento “Esta canoa me ajudou muito a atravessar o rio.”, o vocábulo destacado foi empregado para:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 8 – Na oração “Eu não posso abandoná-la.”, o pronome “la” retoma:
( ) “Esta canoa”.
( ) “a floresta”.
( ) nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 9 – As aspas indicam na história:
( ) as falas dos personagens.
( ) pensamentos do narrador.
( ) os trechos mais importantes.
Questão 10 – No fragmento “Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.”, o autor:
( ) conta uma história.
( ) faz um questionamento.
( ) transmite um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.