Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a cambada-de-chaves. Vamos conhecer essa ave? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A cambada-de-chaves – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A cambada-de-chaves – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A cambada-de-chaves – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Você sabe o que inspirou o nome cambada-de-chaves?
“Prima” de ave Amazônica, espécie desfila plumagem preta e azul em áreas de Mata Atlântica.
Na paleta de cores da “cambada-de-chaves”, predominam as mais variadas combinações de preto e azul: com 14 centímetros e pouco mais de 25 gramas, a ave apresenta cabeça azul com mancha preta na nuca e na região que reveste o bico.
Enquanto o pescoço, também azulado, o tom escuro aparece discreto; nos flancos, de coloração azul, o preto se faz em pequenas manchas não uniformes. Já nas asas, a base preta conta com uma faixa azul.
Além do estilo bicolor, a espécie chama atenção pela vocalização, parecida com o barulho do bater de chaves. Por isso, o nome popular da ave.
Endêmica do Brasil, a cambada-de-chaves ocorre apenas na Mata Atlântica costeira, onde encontra frutas e insetos para se alimentar.
Da família dos sanhaçus, é “prima” da saíra-de-bando, típica da Amazônia Brasileira. As semelhanças se fazem no tamanho, hábitos alimentares e nas manchas escuras da plumagem. No entanto, a paleta de cores ajuda na identificação das aves: amarelo, marrom e azul-turquesa são características da saíra.
De acordo com o ornitólogo Luciano Lima, o parentesco entre as espécies corrobora a teoria de que os dois biomas já foram conectados no passado.
No período reprodutivo, entre a primavera e o verão, a cambada-de-chaves constrói o ninho em formato de xícara pequena e aberta.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/05/15/voce-sabe-o-que-inspirou-o-nome-cambada-de-chaves.ghtml>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“[…] a ave apresenta cabeça azul com mancha preta na nuca e na região que reveste o bico.”
A que ave o texto se refere?
Questão 2 – O trecho “Enquanto o pescoço, também azulado, o tom escuro aparece discreto; nos flancos, de coloração azul, o preto se faz em pequenas manchas não uniformes.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Sublinhe a seguir a parte que exprime uma comparação:
“[…] a espécie chama atenção pela vocalização, parecida com o barulho do bater de chaves.”
Questão 4 – Observe:
“Endêmica do Brasil, a cambada-de-chaves ocorre apenas na Mata Atlântica costeira, onde encontra frutas e insetos para se alimentar.”
O vocábulo destacado introduz a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 5 – Segundo o texto, podemos diferenciar a cambada-de-chaves da saíra-de-bando:
( ) pelo tamanho.
( ) pela paleta de cores.
( ) pelos hábitos alimentares.
Questão 6 – No segmento “[…] o parentesco entre as espécies corrobora a teoria de que os dois biomas já foram conectados no passado.”, o verbo grifado tem o sentido de:
( ) “reforça”.
( ) “levanta”.
( ) “contraria”.
Questão 7 – Em “No período reprodutivo, entre a primavera e o verão, a cambada-de-chaves constrói o ninho em formato de xícara pequena e aberta.”, a expressão sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.