Início Série5º ano Interpretação de texto: A cambada-de-chaves – 5º ano

Interpretação de texto: A cambada-de-chaves – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a cambada-de-chaves. Vamos conhecer essa ave? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Você sabe o que inspirou o nome cambada-de-chaves?

“Prima” de ave Amazônica, espécie desfila plumagem preta e azul em áreas de Mata Atlântica.

    Na paleta de cores da “cambada-de-chaves”, predominam as mais variadas combinações de preto e azul: com 14 centímetros e pouco mais de 25 gramas, a ave apresenta cabeça azul com mancha preta na nuca e na região que reveste o bico.

    Enquanto o pescoço, também azulado, o tom escuro aparece discreto; nos flancos, de coloração azul, o preto se faz em pequenas manchas não uniformes. Já nas asas, a base preta conta com uma faixa azul.

    Além do estilo bicolor, a espécie chama atenção pela vocalização, parecida com o barulho do bater de chaves. Por isso, o nome popular da ave.

    Endêmica do Brasil, a cambada-de-chaves ocorre apenas na Mata Atlântica costeira, onde encontra frutas e insetos para se alimentar.

    Da família dos sanhaçus, é “prima” da saíra-de-bando, típica da Amazônia Brasileira. As semelhanças se fazem no tamanho, hábitos alimentares e nas manchas escuras da plumagem. No entanto, a paleta de cores ajuda na identificação das aves: amarelo, marrom e azul-turquesa são características da saíra.

    De acordo com o ornitólogo Luciano Lima, o parentesco entre as espécies corrobora a teoria de que os dois biomas já foram conectados no passado.

    No período reprodutivo, entre a primavera e o verão, a cambada-de-chaves constrói o ninho em formato de xícara pequena e aberta.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/05/15/voce-sabe-o-que-inspirou-o-nome-cambada-de-chaves.ghtml>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] a ave apresenta cabeça azul com mancha preta na nuca e na região que reveste o bico.”

A que ave o texto se refere?

 

Questão 2 – O trecho “Enquanto o pescoço, também azulado, o tom escuro aparece discreto; nos flancos, de coloração azul, o preto se faz em pequenas manchas não uniformes.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Sublinhe a seguir a parte que exprime uma comparação:

“[…] a espécie chama atenção pela vocalização, parecida com o barulho do bater de chaves.”

 

Questão 4 – Observe:

“Endêmica do Brasil, a cambada-de-chaves ocorre apenas na Mata Atlântica costeira, onde encontra frutas e insetos para se alimentar.”

O vocábulo destacado introduz a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – Segundo o texto, podemos diferenciar a cambada-de-chaves da saíra-de-bando:

(     ) pelo tamanho.

(     ) pela paleta de cores.

(     ) pelos hábitos alimentares.

 

Questão 6 – No segmento “[…] o parentesco entre as espécies corrobora a teoria de que os dois biomas já foram conectados no passado.”, o verbo grifado tem o sentido de:

(     ) “reforça”.

(     ) “levanta”.

(     ) “contraria”.

 

Questão 7 – Em “No período reprodutivo, entre a primavera e o verão, a cambada-de-chaves constrói o ninho em formato de xícara pequena e aberta.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário