Atividade de interpretação de texto, voltada a estudantes do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto “A borboleta orgulhosa”.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto : A borboleta orgulhosa – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto : A borboleta orgulhosa – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto : A borboleta orgulhosa – 4º ou 5º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A BORBOLETA ORGULHOSA
A borboletinha era uma beleza, mas achava-se uma beldade. Devia, pelo menos, ser tratada como a rainha das borboletas, para que se sentisse satisfeita. Quanta vaidade, meu Deus!
Não tinha amigos, pois qualquer mariposa que se aproximasse dela era alvo de risinhos e de desprezo.
– Que está fazendo em minha presença, criatura? Não vê que sou mais bela e elegante do que você? Costuma ela dizer, fazendo-se de muito importante.
Nem os seus familiares escapavam. Mantinha à distância os seus próprios pais e irmãos, como se ela não houvesse nascido naturalmente, mas tivesse sido enviada diretamente do céu. Tratava-os com enorme frieza, como quem faz um favor, quando não há outro remédio.
– Sim, você é formosa, borboletinha, mas não sabe usar essa qualidade como deveria. Isso vai destruí-la! Previniu-a solenemente um sábio do bosque.
A borboletinha não deu muita importância às palavras do sábio. Mas uma leve inquietação aninhou-se em seu coração. Respeitava aquele sábio e temia que ele tivesse razão. Mas logo esqueceu esses pensamentos e continuou sua atitude habitual.
Um dia, a profecia do sábio cumpriu-se. Um rapazinho esperto surpreendeu-a sozinha voando pelo bosque. Achou-a magnífica e com sua rede apoderou-se dela. Como é triste ver a borboletinha vaidosa atravessada por um alfinete, fazendo parte da coleção do rapaz!
Cada um tem aquilo que merece. Não adianta pôr a culpa de nossos erros nos outros, no destino, em Deus ou na má sorte. Cada um é responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso.
Autor Desconhecido
Questões
1) O texto que você acabou de ler se aproxima do gênero textual:
a) ( ) fábula, porque a personagem é um inseto que age como ser humano.
b) ( ) conto, porque tem poucas personagens.
c) ( ) anedota, porque é uma narrativa breve e com fato engraçado.
d) ( ) lenda, porque é uma história fantástica.
2) Por que a Borboletinha não tinha amigos?
R:
3) Explique como a Borboletinha tratava sua família?
R:
4) O sábio do bosque preveniu a Borboletinha dizendo que ela era realmente formosa, mas não sabia usar essa qualidade como deveria. Explique como essa profecia se cumpriu?
R:
5) Qual é a lição de moral do texto?
R:
6) Você acha que a Borboletinha agia de forma correta? Por quê?
R:
7) Você trata bem seus pais ou age como a Borboletinha?
R:
8) Como você trata seus irmãos? O que você gosta de fazer quando está com seus irmãos? Explique.
R:
9) Você conhece alguém que age como a Borboletinha? Que conselho você daria para essa pessoa não ter o mesmo fim da Borboletinha?
R:
10) Que tal brincar de coleção com a turma? Pense em algo que a turma gostaria de colecionar em duplas: tampinhas de garrafas, bonecas pequenas, canetas,gibis, figurinhas, etc. Cada dupla ficará encarregada de enfeitar uma caixa para depositar os itens selecionados. O professor determina o tempo( 20 dias , por exemplo) para que as duplas possam conseguir os objetos. Para incentivar a escrita , o professor deverá criar um livro intitulado “Coleções” para cada aluno responder as seguintes perguntas:
Qual é seu nome?
Qual amigo você selecionou para fazer a coleção com você?
Qual objeto você colecionou?
Por que resolveu colecionar esse objeto?
Quem ajudou a encontrar os objetos para a coleção?
Quantos itens foram colecionados pela dupla?
Quais são as cores dos objetos colecionados por vocês?
O objeto colecionado pela dupla é grande ou pequeno?
Qual dupla da sala colecionou o objeto maior na sua opinião?
Qual dupla da sala colecionou o objeto menor na sua opinião?
Seus pais colecionavam objetos quando eram pequenos? Quais?
Hoje eles colecionam algo?
Desenhe o objeto da sua coleção.
Ao final a turma deverá criar uma exposição dos objetos colecionados e dos livrinhos “ Coleções”. Bom trabalho!
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras