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Interpretação de texto: A bola e o bolo branco – 5º ou 6º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quinto ou sexto ano. O texto utilizado nesta interpretação é “A bola e o bolo branco”.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

A BOLA E O BOLO BRANCO

    Tagobar era um ratinho bem pequeno.

    Por isso mesmo vivia ainda com sua mãe. E nunca havia saído da sua toca.

    Mas cresceu e cansou-se de ficar ali. Chegou para sua mãe e disse-lhe:

    – Mamãe! Quero sair e conhecer o mundo!

    – Meu filho. Sabia que isso iria acontecer qualquer dia. Não devo impedir-lhe. Pode ir. Mas devo dar-lhe alguns conselhos.

    A casa onde moramos é muito grande. E nossa toca fica na sala de visitas. Quando você sair vai encontrar muita coisa nova, móveis, tapetes, mesas, cadeiras e um enorme aparelho de televisão. Poderá percorrer todo o aposento e brincar a vontade.

    Mas muito cuidado quando você encontrar a bola branca. Chama-se novelo de lã. É da dona da casa que costuma tricotar. Mas perto dele costuma ficar um bicho muito feroz e perigoso que se chama gato. É o nosso maior inimigo.

    Quando você o avistar desvie e passe bem longe dele.

    O outro quarto que você vai entrar em seguida é a cozinha. Sei que você vai adorar porque tem bastante comida. Brinque e coma a vontade mas muito cuidado com o bolo branco. Chama-se queijo e é uma das coisas mais gostosas que existem.

    Mas, geralmente, perto dele costuma ficar uma arma terrível e extremamente mortífera. É a ratoeira. Afaste-se dela pois ela pode matar.

    Tagobar ouviu tudo direitinho e com muita atenção. Depois pegou sua mochilinha, despediu-se de sua mãe e saiu para conhecer o mundo.

    Ficou deslumbrado com a sala. Encontrou alguns móveis grandes que nunca imaginou pudessem existir. Brincou a vontade com tudo que achou, rolou e se divertiu a valer.

    De repente avistou a bola branca. O novelo de lã reconheceu!

    Bem ao seu lado um bicho peludo e feio que dormia.

    Esse é o gato que minha mãe contou.

    Resolveu sair logo dali, passando bem longe desse animal perigoso. E entrou num outro quarto bastante iluminado.

    Deve ser a cozinha, pensou.

    Gostou muito dela. Entrou em vários armários e achou comida a vontade. Divertiu-se bastante, roeu e experimentou um pouco de tudo. Comeu até demais.

    Foi quando viu o bolo branco. É o queijo, já sabia! E viu, bem ao lado uma máquina montada que poderia matar.

    Olhou-a de longe e resolveu ir saindo.

    Foi então que viu uma porta que dava para um corredor escuro. Engraçado, pensou. Minha mãe não falou dele. Aproximou-se com cuidado dessa entrada. Olhou bem, não viu nenhum perigo e, resolveu entrar.

    Era um pequeno corredor. A única coisa que tinha era uma comprida escada de madeira. E, no alto dela outra porta, pequena, também de madeira.

    Resolveu subir e investigar.

    Tagobar não sabia, mas era o sótão da casa onde estavam guardadas todas as bugigangas descartadas. Uma misturada de coisas de tudo que era tipo, bem velhas, todas com forte poeira a cobri-las.

    Tagobar sentiu-se em casa, pois era o que mais gostava para brincar.

    E divertiu-se a valer mexendo com tudo, divertindo-se e rolando a vontade.

    Entretanto, não sabia, mas não estava sozinho. Nesse local vivia um pequeno morcego.

    Que assustou-se com todo o movimento e confusão que Tagobar fazia. E começou a voar em círculos procurando um local para se esconder.

    Tagobar nunca vira nem ouvira falar desse bicho mas também se assustou.

    Saiu correndo pela porta. Desceu rapidamente a escada, passou pela cozinha e nem ligou para o bolo branco nem pela ratoeira armada. Entrou na sala e cortou caminho sem se importar com a bola branca, quase passando por cima do gato que ainda dormia.

    E entrou em casa chamando pela sua mãe.

    – Mãe! Mãe! Mãe!

    – Sim Tagobar! Porque está assustado? O que aconteceu?

    – Mamãe! A senhora não vai acreditar!

    – Mas eu vi um anjo!

Pedro Vicentini

 

Compreensão de texto

1) Qual é o título do texto?

R.:

 

2) Quem é o autor?

R.:

 

3) Quantos parágrafos há no texto?

R.:

 

4) Qual é o tema principal da história?

R.:

 

5) Quais são os personagens principais da história?

R.:

 

6) O que o ratinho queria?

R.:

 

7) Quais foram as duas principais recomendações da mãe?

R.:

 

8) Em que lugar estranho o ratinho entrou? E o que ele encontrou lá?

R.:

 

9) Quando ele chegou em casa, o que ele contou para a mãe que viu?

R.:

 

10) Faça uma ilustração da imagem.

 
Por ACESSABER

1 comentário

Susana da Silva Rippel 22 de abril - 21:16

Adoro as atividades de vcs, mas gostaria de ver mais conteúdos de matemática para quarto ano.

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